Por que a maioria dos cães tem olhos castanhos?

Um estudo sugere que os humanos selecionaram e domesticaram cães com uma cor de olhos que os faz parecer mais amigáveis e menos ameaçadores.

cães, olhos
A maioria dos cães tem olhos castanhos, enquanto os lobos, seus parentes mais escuros, têm olhos amarelos.

Imagine que você está caminhando por uma floresta e encontra o olhar de um cachorro fofo. Certamente você sentirá vontade de acariciá-lo. Agora, a cena muda para o olhar penetrante de um lobo. É muito provável que você não chegue perto. Qual é a diferença se os dois animais são muito semelhantes? De acordo com um estudo recente, o sentimento de ameaça ou amizade pode residir na cor dos olhos.

Os lobos são caracterizados por terem olhos claros, geralmente amarelos. Isto é muito útil na natureza, porque torna o tamanho e a direção das pupilas claramente visíveis e permite que os animais transmitam melhor mensagens como direção do olhar e domínio. No entanto, mais de 90% das raças de cães domésticos reconhecidas pelo American Kennel Club, todas descendentes de lobos, possuem íris escuras.

Ao longo da evolução dos cães, ter olhos escuros grandes e amigáveis pode ter sido mais vantajoso do que olhos claros que ajudam a comunicar com outros animais na natureza.

Uma pesquisa publicada na Royal Society Open Science determinou que os humanos moldaram a aparência dos cães desde a domesticação, há mais de 20 mil anos. Durante todo esse tempo, selecionamos as características que consideramos companheiros leais e trabalhadores, e desta forma influenciamos a forma como os cães são vistos agora.

O estudo também sugere que estávamos escolhendo cães com características semelhantes às das crianças, como testa larga, pupilas grandes e olhos redondos e escuros, muito mais amigáveis. Assim, transformamos os cães em mais do que apenas companheiros: eles são nossos bebês peludos!

Olhos castanhos

Para descobrir o porquê, Akitsugu Konno, cientista comportamental da Universidade de Ciências de Teikyo, e seus colegas editaram fotografias de 22 lobos cinzentos com várias cores de pelagem e 81 cães domésticos de 35 raças principais, de corgis a wolfhounds irlandeses, para clarear ou escurecer seus olhos. olhos. Eles então mostraram seleções das fotografias a 142 voluntários japoneses, principalmente estudantes, e pediram-lhes que avaliassem cada cão em características como simpatia, agressividade, maturidade e inteligência.

cor, animais
As pessoas preferem cães com características semelhantes às dos bebês humanos

Os voluntários eram significativamente mais propensos a julgar um cão como amigável (classificando-o melhor em características como sociabilidade e não agressividade) quando a foto o mostrava com olhos escuros. Os participantes classificaram esses cães como menos inteligentes e menos maduros, mais parecidos com cachorrinhos. “Especulamos que uma íris mais escura torna mais difícil distinguir o tamanho da pupila e, portanto, dá a ilusão de uma pupila grande, o que está associado à nossa percepção de sermos mais parecidos com os de um bebê”, diz Konno.

Especulamos que uma íris mais escura torna mais difícil distinguir o tamanho da pupila e, portanto, dá a ilusão de uma pupila grande, o que está associado à nossa percepção de sermos mais parecidos com os de um bebê.

Descobrimos que as íris dos cães eram significativamente mais escuras do que as dos lobos. “Também descobrimos que as imagens faciais de cães de olhos escuros eram percebidas como mais amigáveis e imaturas, potencialmente provocando respostas carinhosas dos humanos”, diz ele.

Por outro lado, Lisa Gunter, pesquisadora de comportamento canino da Virginia State University, questiona se as descobertas apoiam a ideia de que cães de olhos escuros parecem jovens. “A maioria dos cães tem olhos castanhos, as pessoas estão mais familiarizadas com eles e podem simplesmente preferir o que estão acostumadas”.

Além disso, diz ele, as pupilas dilatadas em cães adultos geralmente significam que o cão está nervoso, e não que esteja tentando ser fofo. Então talvez nem sempre seja uma boa ideia estender a mão ou acariciar sua barriga.

Referencia da notícia

Are dark-eyed dogs favoured by humans? Domestication as a potential driver of iris colour difference between dogs and wolves, The Royal Society Open Science