Por que queremos fazer mais xixi quando está frio?
Se você vai ao banheiro com mais frequência quando está frio, não deve se preocupar com a bexiga, já que ter muita vontade de fazer xixi é um mecanismo de defesa para sobreviver às baixas temperaturas.
Desde muito pequenos aprendemos que se andarmos descalços no chão frio, ou se dormirmos descobertos, é mais provável que façamos xixi na cama. Muitos não sabem a causa, até acreditam que seja um mito que é transmitido de geração em geração, mas essa relação entre vontade de fazer xixi e as temperaturas é tão real que existe uma grande bibliografia sobre o assunto.
Urinar mais vezes quando está frio é algo completamente natural nas pessoas e tem nome: na medicina, esse mecanismo é conhecido como diurese induzida pelo frio. São vários os motivos que fazem isso acontecer e atuam simultaneamente, e todos são acionados para salvar nossas vidas em caso de frio extremo.
A vontade de urinar surge, antes de tudo, porque nosso corpo não fica tão dilatado como no verão. Já reparou que quando está calor nossas mãos e pés ficam mais inchados do que no inverno? Os vasos sanguíneos se contraem no frio para direcionar o sangue para órgãos vitais, como coração, pulmões ou rins, e irrigam menos as extremidades. E você sabia que essa também é a causa de mãos e pés serem os primeiros a ficarem frios? Claro, porque o sangue também é responsável por distribuir o calor do corpo.
O fato de os vasos sanguíneos se contraírem significa que nossa pressão sanguínea aumentará, pois a mesma quantidade de sangue circula, mas em espaços menores. Os rins percebem essa mudança e, para regular a pressão, começam a eliminar líquidos que não são tão necessários. Entre eles, a água. O líquido é produzido em um ritmo mais rápido e fica armazenado na bexiga, que nos avisará quando estiver cheia de urina, enviando o sinal ao cérebro de que precisamos evacuar.
No frio extremo, a remoção de líquidos torna-se uma situação de vida ou morte, e é por isso que não apenas urinamos mais, mas também começamos a suar. Isso ocorre porque a água tem uma alta capacidade de calor, o que significa que cada grama de água deve receber muita energia para aumentar sua temperatura. E diante do perigo de hipotermia, o mais inteligente a fazer é ativar todos os mecanismos para desidratarmos, já que reter água faz com que nosso corpo aqueça menos.