Por que você não deve tocar ou tirar estrelas do mar da água?

A "postura" está mais na moda do que nunca, principalmente no verão, quando as pessoas viajam e fotografam tudo em seu caminho. Tudo, até animais marinhos que tocamos sem saber o que provocamos neles.

estrela do mar
No mundo existem cerca de 1.900 espécies diferentes, algumas estão muito próximas da costa e outras podem viver em profundidades de mais de 6.000 metros.

Imagine por um momento que vão tirar uma foto sua. E que para cada uma das fotos, seus pulmões se enchem de água por alguns minutos para conseguir uma boa foto. E a cada cinco minutos seus pulmões são esvaziados por alguns segundos para que você não morra, e depois são enchidos novamente para a próxima foto. E assim consecutivamente por um tempo infinito.

É exatamente isso que uma estrela do mar sente quando a tiramos do mar. Imagine o sofrimento. E é para respirar que essa espécie marinha capta o oxigênio da água por meio de suas brânquias dérmicas, conhecidas como “pápulas”.

Quando você toca ou tira uma estrela do mar, o resultado é sempre o mesmo: ela morre

Isso significa que, ao tocá-las ou retirá-las de seu habitat, impedimos que elas realizem as trocas gasosas necessárias para seu ciclo de vida e as envenenamos, principalmente com dióxido ou monóxido de carbono. Como consequência, após 3 ou 5 minutos, elas morrem inevitavelmente; você causa a morte por asfixia.

Estresse é outra causa de morte

E cuidado porque não só por isso elas podem morrer, mas também pelo estresse causado ao tocá-las, retirá-las da água ou juntá-las. Se acrescentarmos a isso o efeito 'cumulativo' de várias pessoas fazendo a mesma coisa, imagine o resultado!

estrela do mar
Conhecidas como "Asteroideas", elas podem ter uma superfície lisa, granular ou espinhosa. Algumas podem até regenerar seus braços danificados ou perdidos.

As substâncias químicas que despejamos no mar prejudicam esta e outras espécies marinhas

Também não podemos esquecer outros efeitos que causamos sem querer, com a quantidade de protetor solar, repelente de insetos e outras substâncias químicas que despejamos no mar e que são completamente prejudiciais, não só para uma estrela do mar, mas para grande parte do ecossistema marinho.

Para dar um exemplo, quando um biólogo tem que tirar uma estrela do mar para medi-la ou fotografá-la, ele o faz por apenas alguns segundos, além de usar luvas para que o PH do nosso corpo não cause danos.

Sem querer, você pode matar uma estrela do mar no processo de desova

Se estes não parecem motivos suficientes para não tocá-los, vamos dar-lhe o último: algumas destas estrelas-do-mar incubam os seus ovos protegendo a desova com os seus corpos. Você saberá disso porque naquele momento seu disco central aparecerá curvado ou elevado. Imagine o que você vai causar se tirá-la da água.

Uma pista para saber quando uma desova está em curso é ver várias estrelas do mar se reunindo em grupo ou o macho subindo na fêmea.

Resumindo, é um ser muito delicado apesar de ter uma vida longa, principalmente os grandes, que podem chegar aos 34 anos. A vida dela depende de nós, por isso esperamos que quando você vir alguém tentando tocá-la, você explique tudo o que uma estrela do mar sofre toda vez que alguém a manuseia.