Quais frutas são boas para evitar a prisão de ventre?

A prisão de ventre é uma doença muito comum e seu tratamento pode ser feito não apenas com medicamentos, mas também com mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta adequada.

papel higiênico
Comer frutas ricas em água e fibras é um remédio natural e eficaz para a prisão de ventre.

A prisão de ventre (ou constipação) é um problema digestivo bastante comum que afeta pessoas de todas as idades. É caracterizada por dificuldade em evacuar ou redução na frequência das evacuações, que muitas vezes é acompanhada de dor ou desconforto abdominal. Só nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 42 milhões de pessoas sofram com isso.

As causas deste problema são variadas, mas na maioria dos casos é devido a uma dieta pobre em fibras e líquidos. A boa notícia é que podemos facilmente ajustar a nossa dieta para incluir mais alimentos que nos proporcionem uma solução natural e eficaz.

Frutas, essenciais na dieta alimentar

Frutas com alto teor de água são essenciais para a formação do bolo fecal, pois ajudam a hidratar as fezes e facilitam sua eliminação. É importante certificar-se de consumir a quantidade certa de água diariamente para prevenir a prisão de ventre.

As frutas, com propriedades laxantes, devem fazer parte da sua alimentação diária. Podem ser ingeridas no café da manhã, no almoço ou jantar, ou até como lanche da tarde, de preferência frescas e descascadas. Além disso, é possível incluí-las em diversas preparações culinárias, como saladas, molhos, picolés ou sorvetes naturais.

As frutas mais recomendadas para combater a prisão de ventre são:

Mamão

É rico em água e fibras e é famoso pela sua capacidade de melhorar o trânsito intestinal. Fornece 1 g de fibra, cerca de 11 g de carboidratos e 40 kcal por 100 g, além de nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.

Laranja

Além de possuir alto teor de água, que hidrata tanto o intestino quanto as fezes, também é uma excelente fonte de fibra, graças ao seu bagaço. Uma laranja contém aproximadamente 2,2 g de fibra, o que supera a quantidade encontrada em uma fatia de pão integral, por exemplo.

laranja e água
A laranja deve ser consumida inteira e não apenas preparada como suco.

É importante ressaltar que o suco de laranja quase não contém fibras, pois ao espremer a fruta o bagaço é retirado junto com a casca.

Ameixa

A ameixa, tanto fresca como a desidratada (seca) é uma excelente fonte de fibras que promovem a saúde intestinal. Uma unidade de ameixa preta fornece cerca de 1,2 g de fibra, além de nutrientes como fósforo, potássio e vitaminas B.

Acerola

A acerola contém aproximadamente 1,5 g de fibra por 100 g de fruta fresca e apenas 33 kcal, sendo uma excelente opção para o intestino e para a dieta alimentar. Além disso, essa mesma quantidade fornece 12 vezes a quantidade diária recomendada de vitamina C para um adulto, superando frutas como laranja ou limão nesse quesito.

Abacate

É uma das frutas mais ricas em fibras, com 6 g por 100 g. É também uma importante fonte de gorduras saudáveis, que não só melhoram o trânsito intestinal, mas também beneficiam a saúde cardiovascular e ajudam a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL).

Banana madura

Fornece pelo menos 1 g de fibra, mas deve ser consumida madura para que suas fibras contribuam para melhorar o trânsito intestinal.

Já quem busca controlar a diarreia deve optar pela banana verde, pois nesse estado suas fibras ajudam a endurecer as fezes e a reduzir a diarreia.

Figo

Dois figos frescos fornecem cerca de 1,8 g de fibra e apenas 45 kcal, proporcionando uma sensação de saciedade prolongada. Tal como acontece com as ameixas, é aconselhável optar por figos secos sem adição de açúcar, verificando sempre a lista de ingredientes que consta na embalagem.

Kiwi

Cada kiwi contém aproximadamente 2 g de fibra e apenas 40 kcal, sendo uma excelente opção tanto para dietas intestinais quanto para perda de peso. Além disso, 2 kiwis cobrem a quantidade diária recomendada de vitamina C para um adulto, oferecendo alto poder antioxidante que ajuda a prevenir doenças e melhorar a saúde da pele.

Pêra

Quando consumida com casca, contém cerca de 3g de fibra e apenas 55 kcal, o que torna esta fruta uma das mais importantes para auxiliar o intestino. Uma boa ideia para emagrecer é comer uma pêra cerca de 20 minutos antes de se alimentar, pois assim suas fibras atuarão no intestino, gerando sensação de saciedade, o que diminui a fome na hora de comer.

Referência da notícia:

Tua Saúde. "12 frutas laxantes para el estreñimiento (¡comprobadas!)". 2024.