Quais são as fases da Lua? Nós te explicamos aqui
A Lua apresenta não só as quatro fases principais que todos conhecemos, mas também outras quatro intermediárias. Conheça aqui quais são e qual a relação com o ciclo lunar.
A Lua é o único satélite natural da Terra e não possui luz própria. Sendo assim, ela é iluminada pelo Sol.
A cada mês do ano, a Lua passa por várias fases, crescendo e minguando em sua transformação constante de lua nova para lua cheia, e vice-versa. Cada fase remete à diferença de iluminação proveniente do Sol recebida pela superfície lunar.
E essas fases implicam em um ciclo lunar, que é o intervalo de tempo entre as luas novas, sendo pouco variável, e com uma duração média de 29,5 dias.
Descubra abaixo quais são as fases da Lua (spoiler: não são apenas aquelas quatro muito conhecidas por todos) e mais detalhes sobre o seu ciclo.
As fases da Lua
Em qualquer mês, vemos oito fases diferentes da Lua, definidas pela quantidade de luz solar que a sua superfície recebe e se a Lua está minguante ou crescente.
As quatro fases principais são aquelas bem conhecidas: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Essas têm uma duração aproximada de sete dias cada. Contudo, existem outras classificações, as chamadas fases intermediárias, que são: Quarto Crescente, Crescente Gibosa, Minguante Gibosa e Quarto Minguante.
As quatro principais:
- Lua nova: corresponde ao início do ciclo solar, no qual a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Portanto, a Lua praticamente não recebe iluminação solar. A metade lunar que vemos não está iluminada, e a Lua fica quase invisível no céu.
- Lua Crescente: remete ao aumento da iluminação solar na superfície da Lua. Nesse período, a Lua apresenta uma iluminação em formato de círculo crescente, sendo a fase oposta à minguante.
- Lua cheia: a Lua está atrás da Terra em relação ao Sol, e sua face está totalmente iluminada, formando um grande círculo luminoso. É quando às vezes podemos ver eclipses lunares. Essa é, para muitos, a fase mais bonita do nosso satélite!
- Lua Minguante: representa o fim do ciclo, onde somente uma parte da Lua está iluminada pelo Sol, sendo a fase oposta à Lua Crescente. Nessa fase, a Lua tem um formato de semicírculo, com apenas um quarto dela iluminado pelo Sol.
As quatro intermediárias:
- Quarto Crescente: à medida que a superfície iluminada da Lua aumenta, ela entra numa fase conhecida como crescente e menos da metade parece cheia.
- Crescente Gibosa: é quando a Lua está mais da metade cheia e a superfície iluminada continua aumentando. A palavra "giboso" vem do latim e significa "corcunda" e tem sido usada há séculos para descrever formas redondas ou convexas.
- Minguante Gibosa: esta é a fase em que mais de metade da Lua está iluminada, mas a superfície iluminada que podemos ver está diminuindo.
- Quarto Minguante: à medida que a próxima fase nova se aproxima, a Lua é novamente reduzida a um quarto e menos da sua metade fica iluminada.
O ciclo lunar
O ciclo da Lua, também chamado de ciclo da lunação, é o período marcado pela ocorrência de todas as fases da Lua, isto é, o satélite em suas formas Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Ou seja, o ciclo lunar corresponde à diferenciação de iluminação solar completa da Lua.
O ciclo lunar tem uma duração aproximada de um mês do nosso calendário. O posicionamento e iluminação da Lua também geram os chamados eclipses lunares. Este tipo de eclipse ocorre no momento em que a Lua passa através da sombra da Terra, o que pode ocorrer somente na lua cheia.
Referência da notícia:
National Geographic. “Te explicamos las fases lunares”. 2020.