Qual é a diferença entre solstício e equinócio?
Nosso planeta passa por um ciclo ao longo do ano: as estações. Elas ocorrem graças a uma característica que está relacionada à sua rotação Terra e também como ela se move em torno do Sol.
Nosso planeta percorre quatro estações ao longo do ano: verão, outono, inverno e primavera. Isto graças à inclinação do eixo de rotação do planeta em relação ao eixo de rotação da eclíptica.
O início e o fim de cada estação são definidos pelo ponto em que o Sol “passa” – ou “chega” – no seu movimento norte-sul no céu ao longo do ano, através de certas linhas imaginárias do nosso planeta. Essas linhas são os trópicos de Câncer e Capricórnio, e também a linha do equador.
O que é um solstício?
O solstício corresponde ao momento em que os raios solares (radiação solar) chegam perpendicularmente a um dos trópicos do nosso planeta. Além disso, está associado à posição mais alta ou mais baixa do Sol acima do horizonte.
Os solstícios marcam o início das estações de verão e inverno em cada hemisfério da Terra. Dada a inclinação do eixo de rotação da Terra, o solstício está associado ao dia mais longo (verão) ou à noite mais longa (inverno).
A ocorrência das estações nada tem a ver com o fato de estarmos mais próximos ou mais distantes do Sol. A maior iluminação, mais horas de luz e a radiação solar que atinge a superfície, no verão, permitem que uma parte do planeta fique mais quente que o outro (que é no inverno), consequentemente, as temperaturas são mais altas no verão do que no inverno.
O que é um equinócio?
O equinócio corresponde às épocas do ano em que o Sol, na sua aparente migração, “cruza” a linha do equador (paralelo 0º). Nesse dia, todos os pontos do nosso planeta têm dia e noite com duração de 12 horas cada.
O equinócio dá início às estações de transição, que são o outono e a primavera. Quando você passa do verão para o inverno, os dias começam a ter menos horas de luz (menos radiação incidente), também altera o ângulo em que a radiação atinge a superfície e, consequentemente, as temperaturas começam a diminuir.
Por outro lado, à medida que ocorre a transição do inverno para o verão (primavera), o Sol começa a aquecer a superfície por mais tempo, o que por sua vez aquece a atmosfera.
A diferença entre solstício e equinócio
A principal diferença entre esses fenômenos é o ângulo com que o eixo de rotação do nosso planeta está em relação à radiação que chega do Sol. No solstício de dezembro, a luz solar chega perpendicularmente ao trópico de Capricórnio, iluminando completamente a maior parte do planeta. planeta, hemisfério sul – na verdade, inteiramente os pontos dentro do Círculo Antártico e do Polo Sul.
No solstício de junho o ângulo é oposto, com a luz solar atingindo diretamente o Trópico de Câncer e iluminando todo o Círculo Polar Ártico, deixando o Círculo Antártico completamente escuro, portanto, o hemisfério norte terá mais horas de luz do dia.
No equinócio, todos os pontos do planeta recebem luz solar pelo mesmo período de tempo, ou seja, a noite e o dia terão o mesmo número de horas de escuridão e luz, ou seja, 12 horas cada.