Qual é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina C do mundo?

Quando ouvimos falar sobre esse nutriente tão importante, laranjas ou outras frutas com sabor cítrico vêm imediatamente à mente. A resposta pode te surpreender.

frutas, vitamina C
A vitamina C é um dos antioxidantes mais conhecidos, devido à sua associação com a prevenção de resfriados e por ser o principal participante da síntese do colágeno.

O Instituto Nacional do Câncer (NCI, em inglês) dos Estados Unidos define a vitamina C (ácido ascórbico) como "um nutriente que o corpo precisa em pequenas quantidades para funcionar e se manter saudável". De fato, é imperativo que os nossos tecidos estejam saudáveis contra os radicais livres (substâncias químicas muito reativas), quando necessitamos de cicatrização de feridas ou para combater infeções.

Podemos encontrar a vitamina C em vegetais de folhas verdes, batatas, tomates, brócolis, melão, morangos, entre outros. Em geral, sabemos que esse nutriente é encontrado em frutas e vegetais cítricos, como limão e laranja.

Mas, você já se perguntou qual é a fruta que contém a maior quantidade de vitamina C do mundo? Certamente você pensou na laranja, mas esta não é a resposta correta. É a acerola, conhecida também como cereja das Índias Ocidentais ou cereja Barbados. Este último se deve ao fato de ser uma fruta pequena e muito parecida com as cerejas cultivadas em alguns países da América do Sul.

Benefícios da acerola em nosso organismo

A acerola é uma fruta que se desenvolve em climas tropicais e quentes. É possível apreciar seus arbustos desde o sul do Texas até o norte da América do Sul, passando por todo o Caribe e América Central. Mas o país que se destaca como maior produtor é o Brasil.

acerola
A acerola e seus derivados são cada vez mais procurados para o tratamento de diversos tipos de doenças.

Por outro lado, de acordo com o estudo "Phytopharmacology of Acerola (Malpighia emarginata) and its potential as functional food",os frutos da acerola são bastante conhecidos por seu alto teor de vitamina C, compostos fenólicos, incluindo derivados do ácido benzóico, fenilpropanoides, flavonoides, antocianinas e carotenóides.

Têm sido demonstrados efeitos benéficos do consumo de vitamina C na prevenção do câncer, envelhecimento e doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, porque estas patologias apresentam uma componente oxidativa na sua origem e propagação, menciona Lorena Mardones, doutora em ciências biológicas pela Universidade Católica da Santíssima Conceição (UCSC).

O estudo também observa que extratos e compostos bioativos isolados da acerola são testados quanto às suas várias atividades para fortalecer a saúde e promover atividades biológicas como antioxidantes, antitumorais, anti-hiperglicêmicas e protetoras da pele.

saúde, acerola
Integrar nutrientes suficientes em nossa dieta, somados a um estilo de vida saudável, pode nos ajudar a prevenir doenças crônicas, como o câncer.

Somado a isso, os frutos da acerola podem ser considerados bons candidatos para o desenvolvimento de novos alimentos funcionais. No entanto, estudos detalhados in vitro, ao vivo e clínicos são necessários, em particular estudos baseados em mecanismos para o desenvolvimento de produtos alimentícios funcionais para o futuro.

Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse no papel da acerola como alimento nutracêutico ou funcional, com crescente valor de mercado.

Entre as principais conclusões do estudo, fica evidente que com uma maior conscientização sobre a saúde em todo o mundo, os alimentos naturais estão cada vez mais populares, principalmente no tratamento de doenças crônicas. Além disso, existe uma demanda considerável por produtos de acerola na Europa, Japón e Estados Unidos, devido ao seu alto teor de vitamina C. Resumindo, nosso alimento é nosso remédio, e quanto mais cuidarmos de nosso estilo de vida, mais protegeremos a Terra e seus benefícios.