Qual trabalho de Einstein que ganhou o prêmio Nobel? Não é o qual você está pensando

Muitos acreditam que o prêmio Nobel de Einstein é por causa da Teoria da Relatividade Geral mas o prêmio foi por outro trabalho.

O prêmio Nobel de Física de Einstein poderia ter vindo antes mas só aconteceu em 1922 após várias polêmicas envolvendo os trabalhos do físico.
O prêmio Nobel de Física de Einstein poderia ter vindo antes mas só aconteceu em 1922 após várias polêmicas envolvendo os trabalhos do físico.

Sempre que alguém fala de Física ou de Inteligência, o nome que sempre surge é o do físico Albert Einstein. Por causa de seus trabalhos na Física, Einstein é considerado um dos maiores gênios da História garantindo um lugar perto de nomes como Newton e Galileu. Albert Einstein ficou conhecido por causa da Teoria da Relatividade Geral que ajuda a compreender a gravidade.

Em 1922, Einstein recebeu o prêmio Nobel de Física de 1921 já que na ocasião, o comitê do Nobel decidiu esperar 1 ano para entregar. A Academia Real Sueca de Ciências reconheceu as contribuições de Albert Einstein para a Física teórica. Apesar do prêmio acontecer 3 anos após a confirmação da Relatividade Geral, o prêmio teve outro foco e considerou outro trabalho.

Entre os anos de 1905 e 1906, Einstein trabalhou em uma série de artigos com diferentes focos que vão desde a Termodinâmica até a própria Relatividade Restrita. Um dos trabalhos foi dentro da Mecânica Quântica e do Eletromagnetismo. Nesses anos, Einstein explicou o efeito fotoelétrico que é o fenômeno de elétrons serem emitidos quando um metal é exposto à radiação com foco no ultravioleta. O que trouxe o prêmio Nobel para Einstein muitos anos depois.

Albert Einstein

Albert Einstein nasceu na Alemanha em março de 1879 e é considerado um dos maiores gênios de todos os tempos. Ele foi um físico formado na Escola Politécnica de Zurique e fez seu doutorado também em Zurique onde recebeu o título em 1906. Durante o doutorado, Einstein também trabalhava em um escritório de patentes ao mesmo tempo que teve os anos mais produtivos cientificamente.

Além do trabalho e da pesquisa, durante esses anos Einstein se casou e se tornou pai. Quando acabou o doutorado, Einstein já era um físico renomado e conseguiu ofertas para se tornar professor. O início da carreira de Einstein foi um marco importante onde diversos trabalhos foram publicaos em diferentes áreas. Inclusive o artigo sobre o efeito fotoelétrico e a Relatividade Restrita.

Prêmio Nobel

Em 1921, quando a Academia Real Sueca de Ciências teve que escolher quem receberia o prêmio Nobel de Física, um problema surgiu. Nenhum dos nomes indicados atendia aos critérios estabelecidos no testamento de Alfred Nobel para a premiação. Após muito debate e uma troca de membros no comitê, Einstein foi reconhecido em 1922 por suas contribuições na Física e, principalmente, pelo efeito fotoelétrico.

Einstein foi reconhecido pelo trabalho de efeito fotoelétrico e contribuições na Física, principalmente porque a Relatividade Geral era controversa na época.
Einstein foi reconhecido pelo trabalho de efeito fotoelétrico e contribuições na Física, principalmente porque a Relatividade Geral era controversa na época.

Curiosamente, Einstein já havia sendo indicado por vários anos justamente pelo trabalho de Relatividade Restrita e Relatividade Geral. Alguns historiadores argumentam que o fato do comitê ter mais físicos experimentais do que teóricos influenciou na decisão. Foi graças ao físico Carl Wilhelm Oseen que trouxe argumentos fortes para a indicação, e consequentmente vitória, de Einstein.

Efeito Fotoelétrico

Para convencer o comitẽ, Oseen propôs a indicação com o efeito fotoelétrico. O efeito fotoelétrico é um fenômeno que ocorre quando a luz incide sobre um metal e provoca a emissão de elétrons. A energia da luz é capaz de arrancar elétrons dos átomos da superfície do metal. No começo do século XX, ainda não havia explicação para esse efeito visto que a Física clássica não conseguia explicar sozinha.

No trabalho, Einstein propôs que a luz não se comporta apenas como uma onda, mas também como um feixe de partículas, chamadas de fótons. Na época, muitos físicos consideravam apenas a natureza ondulatória da luz. Nesse caso, cada fóton carrega uma quantidade discreta de energia, proporcional à frequência da luz. Quando um fóton incide sobre um elétron, ele transfere toda sua energia para o elétron.

Relatividade Geral não levou prêmio?

A pergunta que muitos fazem é o motivo da Relatividade Geral não ter levado o prêmio Nobel mesmo com várias indicações. E mesmo sendo até hoje uma das teorias mais importantes da Ciência. Um dos motivos foi que a Relatividade Geral era, na época, uma teoria controversa, além da complexidade dela. Poucos físicos entendiam e aceitavam a Relatividade Geral.

Outro motivo, segundo historiadores, é que o comitê era formado por físicos experimentais que não viam a Relatividade Geral como um avanço. Além disso, a intepretação do testamento de Nobel foi um determinante na decisão do comitê. Mas felizmente, em 1922, Albert Einstein recebeu o reconhecimento com prêmio Nobel.