Raios cósmicos: nova ferramenta para estudar tornados, melhorar previsões e avisos de tempestades severas

Os cientistas analisam o fluxo de múons como uma possível nova ferramenta para meteorologistas na previsão e alerta de tornados e tempestades supercelulares.

Raios cósmicos: nova ferramenta para estudar tornados, melhorar a previsão e alertar sobre tempestades severas

De acordo com uma nova pesquisa, publicada no servidor de acesso aberto arXiv, um grupo de físicos afirma que a técnica de busca por partículas cósmicas tem grande valor na Terra e pode ser aplicada ao estudo de fortes tempestades de tornados, como uma possível nova ferramenta para previsão, monitoramento e melhoria de alertas.

Raios cósmicos que podem ajudar meteorologistas

Os múons são partículas cósmicas que têm muitas aplicações importantes na Terra, por exemplo, ajudam os cientistas a observar o interior de objetos grandes e densos (como pirâmides) e também nos permitem detectar materiais nucleares perigosos.

Os múons são mais pesados que os elétrons e viajam pela matéria quase à velocidade da luz.

Essas partículas são sensíveis às propriedades da atmosfera por onde se movem. Motivado por esse importante conceito, o cientista William Luszcza, membro do Centro de Cosmologia e Física de Astropartículas da Universidade Estadual de Ohio, juntamente com sua equipe, publicou recentemente o trabalho de pesquisa dedicado em tempestades supercelulares severas, com potencial para desenvolver tornados, afetam o fluxo de múons atmosféricos.

Se você tem um monte de múons que viajaram durante uma forte tempestade, a quantidade que você vai medir do outro lado é diferente de um monte de múons que viajou durante um dia de bom tempo, disse Luszcza.

Os raios cósmicos poderiam oferecer aos cientistas uma nova maneira de rastrear e estudar tornados violentos e outros eventos climáticos severos, sugere este novo estudo.

Atualmente usando medições convencionais, lançamentos de balões meteorológicos e voos de drones para monitorar e rastrear tornados, essas tecnologias exigem que os humanos se aproximem perigosamente do caminho de uma tempestade.

Analisam múons atmosféricos como uma ferramenta para previsão de tornados climáticos severos.

No entanto, estudar como essas tempestades afetam os múons pode ser uma ferramenta complementar muito boa para os cientistas terem detalhes mais precisos sobre as condições atmosféricas do meio ambiente.

Ao combinar dados meteorológicos locais com simulações astrofísicas complexas, os pesquisadores exploraram se um dispositivo que normalmente detecta estas partículas de alta energia poderia ser usado para medir remotamente tempestades supercelulares que produzem tornados.

Para o estudo, os pesquisadores aplicaram um modelo tridimensional de nuvens que poderia levar em conta múltiplas variáveis, como vento, temperatura potencial, chuva, neve e granizo. Em seguida, usando observações atmosféricas coletadas da supercélula de 2011 que passou por El Reno, Oklahoma, e gerou um surto de tornado.

As simulações de Luszczak e seu grupo indicam, segundo o artigo, que as tempestades supercelulares causam alterações muito leves na quantidade, direção e intensidade dessas partículas.

Luszczak aplicou essas informações para medir variações na pressão do ar na região em torno de uma tempestade simulada durante o período de uma hora. No geral, os seus resultados revelaram que os múons são de fato afetados pelo campo de pressão dentro dos tornados, embora sejam necessárias novas pesquisas para aprender mais sobre o processo.

Avanços na pesquisa de múons

A ideia de ter detecções de múons atmosféricos para prever e analisar padrões climáticos é atraente. Seria um enorme avanço se “os cientistas não tivessem necessariamente de tentar colocar instrumentos muito perto de um tornado para obter as medições de pressão necessárias”, disse Luszczak.

O tamanho do dispositivo também influencia a precisão de suas medições, pois aumentar sua escala aumenta o número de partículas que ele pode detectar. O tipo de detector de partículas de múons que o artigo de Luszczak considera é muito menor do que outros projetos de raios cósmicos mais reconhecidos, como o Observatório Pierre Auger na Argentina e o Telescope Array da Universidade de Utah.

Os raios cósmicos como uma nova ferramenta para estudar tornados, melhorar a previsão e alertar sobre tempestades severas
Os raios cósmicos interagem na atmosfera superior e os múons secundários se propagam através de uma tempestade supercelular. Um detector de múons é colocado no lado oposto da tempestade e o efeito do campo de pressão da tempestade no fluxo atmosférico de múons é calculado. Créditos de representação esquemática (sem escala): William Luszczak e Leigh Orf.

Se tais detectores fossem colocados, por exemplo, no Tornado Alley, nos Estados Unidos, os pesquisadores imaginam que o dispositivo poderia facilmente complementar as medições meteorológicas e barométricas típicas da atividade de tornados.

O relatório enfatiza que poderá ser bom que os futuros cientistas considerem a implantação de um grande detector em algumas regiões de elevada atividade de tornados, dado que as tempestades supercelulares normalmente se formam, desenvolvem e desaparecem em curtos períodos.

Ter uma instalação estacionária permanente poderia capturar o maior número possível de múons durante eventos climáticos severos.

O menor detector que os pesquisadores descrevem neste artigo tem 50 metros de diâmetro. Embora fosse suficientemente portátil para garantir que os cientistas pudessem colocá-lo perto de diferentes tipos de sistemas de tempestades, o seu pequeno tamanho provavelmente causaria alguns erros na obtenção de dados, disse Luszczak.

variação do fluxo de múons atmosféricos na zona de tornado
Mapas filtrados do fluxo de múons atmosféricos detectado para 50 m² (esquerda) e 100 m² (direita). Um alto fluxo atmosférico de múons pode ser observado na região com o tornado, porém o efeito é significativamente reduzido em comparação com o caso de 1.000 m², afirmam os autores. Créditos: William Luszczak e Leigh Orf.

“Ao ter melhores medições da atmosfera em torno de um tornado, a nossa modelagem melhora, o que por sua vez melhora a precisão dos nossos avisos”, disse Luszczak. “Esse conceito é muito promissor e é uma ideia realmente interessante para tentar colocar em prática.

Como os atuais sistemas de modelagem meteorológica estão diretamente ligados a quando e onde os alertas de mau tempo são emitidos, o uso de raios cósmicos para fortalecer esses modelos daria à sociedade uma ideia mais detalhada do comportamento de uma tempestade e, mais importante, mais tempo para se preparar para a tempestade. chegada do fenômeno extremo.

William Luszczak y Leigh Orf. "The Effect of Tornadic Supercell Thunderstorms on the Atmospheric Muon Flux". Publicado en arXiv.