Recorde: o maior genoma do mundo pertence a esta pequena espécie de samambaia

Um novo estudo revelou que o genoma da Tmesipteris oblanceolata, uma espécie pequena de samambaia, é o maior do mundo, e 50 vezes maior que o dos humanos. Saiba mais aqui.

Tmesipteris oblanceolata
Imagem da espécie Tmesipteris oblanceolata. Crédito: Pol Fernández/Royal Botanic Gardens.

Todo o DNA (sigla de ‘Deoxyribonucleic acid’) de um organismo é chamado de genoma. E talvez diferentemente do que todo mundo poderia pensar, quem carrega o título de possuidor do maior genoma do mundo é uma pequena espécie de samambaia chamada Tmesipteris oblanceolata (T. oblanceolata).

Até então, o maior genoma do mundo era o da Paris japonica, uma planta japonesa, cujas células carregam 150 bilhões de pares de bases. Agora o título pertence à Tmesipteris oblanceolata, uma pequena samambaia, ao apresentar 160 bilhões de pares de base.

Isso mesmo. E a descoberta foi revelada recentemente em um artigo publicado na revista iScience. Descubra mais abaixo.

O maior genoma do mundo

De forma bem simples, os pares de bases das células são como peças de encaixe que formam o nosso DNA. E imagine o DNA como uma escada em espiral, onde os degraus são feitos de "letras" que se unem aos pares. Esses pares, chamados pares de bases, são os responsáveis pelo DNA armazenar e transmitir todas as informações necessárias para criar e manter a vida.

Pesquisadores do Instituto Botânico de Barcelona e do Jardim Botânico Real de Kew (no Reino Unido) utilizaram uma técnica chamada citometria de fluxo para estudar a T. oblanceolata. É um tipo de método que permite contar e analisar células enquanto elas passam, uma a uma, por um feixe de luz.

Para fins de comparação, o genoma do ser humano tem 3 bilhões de pares de bases, e o da Tmesipteris oblanceolata tem mais de 50 vezes mais pares.

E foi através dessa análise que eles descobriram que a pequena samambaia tem o maior genoma do mundo. O genoma da T. oblanceolata é 53 vezes maior que o genoma humano. “(...) Apresentamos a descoberta do maior genoma eucariótico relatado até agora", afirma o estudo.

As células da T. oblanceolata carregam 160 bilhões de pares de base, os ‘bloquinhos’ que constroem as fitas de DNA. Esse valor é 7% maior do que o genoma da planta Paris japonica, que até então era o maior, com seus 150 bilhões de pares. Se todo o DNA da T. oblanceolata fosse esticado, a fita resultante teria cerca de 106 metros de comprimento (se o nosso DNA fosse medido, ele teria cerca de dois metros de comprimento).

Tmesipteris oblanceolata
Tmesipteris oblanceolata. Crédito: Pol Fernández/Royal Botanic Gardens.

Ilia Leitch, coautora do estudo, disse em um comunicado que a equipe ficou "realmente surpresa ao encontrar algo ainda maior do que a Paris japonica". "Achávamos que já tínhamos atingido o limite biológico. Estamos realmente indo além dos extremos da biologia", disse ela.

A T. oblanceolata é encontrada apenas na Nova Caledônia, um conjunto de ilhas no meio do Oceano Pacífico que pertence à França, e em ilhas vizinhas como Vanuatu. A plantinha, que mede de 5 a 10 centímetros de altura, faz parte de um gênero de samambaias raro e pouco estudado.

A T. oblanceolata recebeu na última sexta-feira (31 de maio) o título de recorde mundial do Guinness por ter o maior genoma de qualquer organismo na Terra.

Não se sabe a razão deste enorme genoma

Contudo, os pesquisadores ainda não sabem o porquê desse DNA gigante da planta. Possivelmente, o tamanho do genoma não causa nenhuma vantagem ou desvantagem evolutiva para ela, então só continua assim ao longo dos milênios.

O ideal seria sequenciar todo esse material genético e analisá-lo com calma. Mas a ciência ainda não tem um método que faça isso com facilidade para um genoma tão grande.

Fernández, P. et al. A 160 Gbp fork fern genome shatters size record for eukaryotes. iScience, 2024.