Repelentes caseiros muito eficazes contra mosquitos
Quando há um surto de mosquitos, a demanda por sprays e cremes repelentes aumenta no mercado, e paga mais caro por isso. Contamos como você pode fazer seu próprio repelente caseiro, além de ser bem mais barato, é 100% natural.
Os verões chuvosos, especialmente quando ocorrem após uma seca longa e significativa, geralmente nos deixam com um surto ou “invasão” de mosquitos. Tanto no meio rural quanto no urbano, os ovos encontram um ambiente com condições ideais para eclodir em grandes quantidades, dificultando assim as atividades ao ar livre.
Quando essa invasão de mosquitos ocorre enquanto as famílias se preparam para aproveitar o tempo ao ar livre, a procura por sprays e cremes repelentes aumenta consideravelmente, assim como o preço nas farmácias e supermercados, sendo até difícil obtê-los em alguns locais.
É um produto do qual não podemos prescindir porque precisamos evitar picadas de mosquitos, principalmente da espécie Aedes Aegypti, por ser vetor das perigosas doenças: dengue, Zika e chikungunya. Por isso, nesta nota falamos sobre alternativas aos repelentes químicos e industriais. Você pode fazer diversos tipos de repelentes caseiros, acessíveis e 100% naturais para evitar que esses insetos se aproximem de você e de sua família.
Ervas aromáticas
Existem diferentes tipos de ervas aromáticas que podem ser suas aliadas na repelência de insetos. O forte aroma que exalam atua como um impedimento natural para os insetos, especialmente os mosquitos. Basicamente, os óleos essenciais liberados por algumas ervas aromáticas cumprem a função de repelente porque conseguem interferir nos sentidos dos insetos e desencorajá-los de se aproximarem.
Os exemplos mais eficazes de ervas aromáticas que cumprem perfeitamente esta função repelente são: manjericão, ter uma planta desta erva no seu jardim é de grande ajuda, não só contribui para a gastronomia como é um excelente repelente pela sua força. aroma; A hortelã é outra planta que você pode ter em casa e repelir os mosquitos; Lavanda, alecrim, arruda e sálvia entram nesta lista de plantas eficazes como isolantes de mosquitos.
Óleo de canela
A canela é um forte repelente de mosquitos devido ao seu aroma penetrante. Para preparar um repelente caseiro com canela é preciso ferver meio litro de água com 5 paus de canela por 10 minutos. Você deixa esse preparo esfriar, filtra e mistura a água aromatizada resultante com um pouco de óleo de bebê e pronto, você pode usar como o resto dos óleos essenciais aromáticos em queimadores, para repelir os mosquitos.
Solução com folhas de eucalipto
O eucalipto é uma planta de aroma muito penetrante e agradável, suas folhas e óleo essencial apresentam múltiplos benefícios e utilizações medicinais, entre eles funciona como repelente muito eficaz contra todos os tipos de insetos (inclusive mosquitos), além de possuir propriedades antibacterianas e antivirais.
A ideia é que você ferva as folhas de eucalipto em água, para que tenha eficácia recomenda-se usar uma proporção de 250 gramas de folhas desta planta para cada 1 litro de água e ferver por 45 minutos. Feito esse passo, é preciso esperar que esfrie, colocá-lo em um vaporizador, por exemplo, e borrifar frequentemente as janelas, portas e áreas úmidas da casa com esse preparado aromático para afastar os insetos.
Loção com camomila
No caso da planta camomila, ela é utilizada tanto na gastronomia quanto no armário de remédios caseiros, possui poderosas propriedades medicinais (por exemplo, é um excelente anti-inflamatório); Além disso, funciona muito bem para repelir mosquitos.
Você pode preparar uma loção de camomila misturando 250 gramas de camomila com 1 litro de água fervente, deixando descansar até esfriar. Depois está pronto para colocar em um spray difusor e borrifar essa loção caseira e 100% natural diretamente na pele dos braços e pernas (se você não é alérgico a essa planta, claro), isso vai te ajudar a manter os mosquitos longe de você.
Vinagre de maçã
O vinagre tem um aroma muito penetrante, às vezes até incomodando pela forte acidez, mas é muito mais desagradável para os mosquitos e por isso os assusta.
Uma opção é colocar um copo de vinagre perto das janelas ou em áreas propensas à entrada de insetos em sua casa. Além disso, o vinagre é bem conhecido por suas propriedades de limpeza, por isso não apenas ajuda a manter os insetos afastados, mas também pode ajudar a manter sua casa fresca e limpa.
Limão e cravo
Para fazer seu repelente caseiro de mosquitos você precisa de dois ingredientes, que juntos formam uma dupla de repelentes para esses insetos: limão e cravo. É muito simples preparar esse repelente de mosquitos, você corta um limão ao meio e coloca, ou pica, vários dentes nos gomos. Se você preparar alguns deles, poderá distribuir os meio limões ao redor ou perto do sofá, da cama ou da poltrona do seu jardim.
Citronela
A planta pertencente ao gênero Cymbopogon, conhecida como citronela, é originária da Índia e se adapta facilmente a qualquer tipo de clima. Possui propriedades repelentes eficazes contra mosquitos, possui um aroma cítrico fresco e muito desagradável para esses insetos.
Esta planta se tornará sua aliada para que os mosquitos não te piquem, você pode colocá-la perto das janelas para evitar que os mosquitos entrem em sua casa, ou ao ar livre para tornar as noites de verão mais agradáveis e sem picadas.
Existe também uma grande variedade de produtos à base desta planta, que foram concebidos e industrializados de forma a afastar os mosquitos do seu ambiente, desde velas aromáticas e queimadores de incenso e óleo para tochas, até cremes, aerossóis e sprays, etc.