Saiba quando inicia o verão 2024 e por que isso varia a cada ano

O início oficial do verão astronômico é diferente do verão meteorológico, baseado no ciclo anual da temperatura. Leia e entenda quando essas estações começam.

praia
Para algumas pessoas, verão é sinônimo de praia! Astronomicamente, o início do verão possui data e hora marcada, mas para os cientistas ele inicia em dezembro.

Apesar das altas temperaturas que dão a sensação de que o verão já começou há tempos, a estação mais quente do ano no Brasil e em todo o Hemisfério Sul terá início oficialmente em 2024 no dia 21 de dezembro, às 06h20 no horário de Brasília.

O solstício de verão marca o início oficial do verão astronômico, que popularmente chamamos apenas de verão. Mas você já se perguntou por que a data e o horário exatos do início do verão podem variar de um ano para outro?

O Solstício de Verão

As estações do ano são definidas pela posição relativa da Terra em relação ao Sol, tendo a linha do Equador como referencial. Essa linha imaginária divide a Terra entre o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte, e serve como base para definir as mudanças sazonais.

A Terra, além de girar em torno do seu próprio eixo, o que determina os dias e as noites, também percorre uma órbita ao redor do Sol ao longo de um ano. Esta posição relativa da Terra em relação ao Sol caracteriza as estações do ano.

esquema
Esquema ilustrativo da posição da Terra em relação ao Sol durante o solstício de verão e inverno no Hemisfério Sul. Fonte: reprodução.

Em determinado momento ao longo desta trajetória a inclinação da Terra alcança um ponto onde o Hemisfério Sul está mais diretamente voltado para o Sol - chamado periélio.

Isso ocasiona no dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Esse fenômeno, conhecido como solstício de verão, geralmente ocorre em 21 ou 22 de dezembro no Hemisfério Sul. No Hemisfério Norte, o mesmo evento é chamado de solstício de inverno, já que lá a estação que começa nesse momento é o inverno.

Por que a data e o horário mudam?

A variação no início das estações está diretamente relacionada a dois fatores principais: a duração do ano solar e as perturbações gravitacionais. Um ano solar é o tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol.

Ao contrário do que convencionamos no calendário, isso não tem exatamente 365 dias, mas sim cerca de 365,24219 dias - motivo pelo qual temos os anos bissextos, com 366 dias a cada 4 anos, adicionando 29 de fevereiro ao calendário.

Essa pequena diferença faz com que o horário do solstício de verão não seja o mesmo todos os anos, deslocando-se progressivamente e sendo "corrigido" nos anos bissextos.

Além disso, a órbita da Terra é influenciada pela gravidade de outros corpos do Sistema Solar, como a Lua e os planetas. Isso causa pequenas variações na posição exata da Terra ao longo do ano, o que pode alterar ligeiramente o momento exato do solstício.

Verão astronômico x Verão meteorológico

Enquanto o verão astronômico começa no exato momento solstício de verão, com data e hora marcada, o verão meteorológico é definido pelo ciclo da temperatura, que possui uma variação gradual ao longo do ano. Ele é definido como o trimestre mais quente do ano e, no caso do Hemisfério Sul, isso corresponde aos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Além desta definição ser mais consistente cientificamente, trabalhar com períodos fixos facilita a comparação de médias mensais e anuais de temperatura, precipitação e outros indicadores climáticos. Estudos sobre mudanças climáticas frequentemente se baseiam no verão meteorológico para avaliar o aumento da temperatura média durante os meses mais quentes. Setores como agricultura, turismo e gestão de recursos hídricos se beneficiam de previsões baseadas em estações meteorológicas para tomar decisões estratégicas.

Agora que você sabe por que o verão não começa sempre na mesma hora e dia, continue acompanhando o tempo.com e fique por dentro das previsões para o verão 2024 no Brasil!