Sorgo: veja os usos e propriedades deste cereal sem glúten

Este cereal pouco conhecido apreciado ganha cada vez mais a atenção de quem procura alternativas mais saudáveis, sem glúten e, o melhor de tudo, com baixo custo!

sorgo
O sorgo cresce em áreas áridas, é resistente à seca e se desenvolve bem em solos alcalinos.

O sorgo é um cereal muito nutritivo, saudável e sem glúten, pertencente à família Poaceae (grama). É nativo da África, embora seu consumo e cultivo também sejam típicos de países asiáticos como a China e a Índia.

Esta cultura tem uma notável capacidade de crescer em condições adversas, particularmente em cenários de seca e calor extremos, razão pela qual surge como uma fonte segura de alimento para humanos e animais (forragem).

Embora nem todos conheçam o sorgo, este cereal está presente na dieta humana há séculos. Na verdade, é o quinto cereal mais produzido no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Atualmente, os principais países produtores do sorgo para uso alimentar são: Estados Unidos, Nigéria, Sudão, Índia, México e Argentina, enquanto os demais países o cultivam para outros fins.

Benefícios para a saúde

O sorgo é uma rica fonte de nutrientes, consistindo principalmente de; polissacarídeos (60-70%), proteínas (8-12%), lipídios (2,8-3,6%), fibras (8%), minerais, vitaminas do complexo B e antioxidantes.

sorgo
As proteínas do sorgo geralmente possuem altos níveis de aminoácidos como leucina, ácido glutâmico, alanina, prolina e ácido aspártico.

O sorgo é rico em uma variedade de nutrientes, incluindo vitaminas B (tiamina, riboflavina e niacina), que desempenham um papel essencial no metabolismo, no desenvolvimento das células nervosas e na saúde do cabelo e da pele.

É uma boa fonte de magnésio, mineral importante para a formação óssea, saúde do coração e mais de 600 reações bioquímicas no corpo, como produção de energia e metabolismo de proteínas.

Adotar uma dieta rica em antioxidantes pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação.

Além disso, este cereal contém ferro, cálcio, fósforo, zinco, fibras insolúveis e antioxidantes como flavonoides, ácidos fenólicos e taninos.

Quanto ao teor proteico presente neste grão, ele é bastante semelhante, em proporção, à quinoa, o pseudocereal conhecido pelo seu alto teor proteico.

O sorgo também contém uma série de propriedades que ajudam a melhorar problemas intestinais, como diarreia, inflamação e úlceras estomacais. Seu conteúdo de fibras ajuda a controlar o peso, reduzir o colesterol, estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a prisão de ventre.

Em geral, este grão é recomendado para dietas sem glúten, sendo uma boa alternativa a outros cereais como o trigo.

Variedades culinárias

Estes quatro tipos de sorgo são usados especificamente para fins culinários:

  • Integral: inclui o grão inteiro, com as três partes (farelo, endosperma e germe) intactas. Pode ser fervido ou cozido no vapor e adicionado a saladas ou acompanhamentos.
Grãos de sorgo
O grão de sorgo pode apresentar diversas cores, do branco ao marrom, inclusive avermelhado. No entanto, o grão para uso alimentar é o branco.
  • Descascado: é o tipo de grão despojado do farelo e da parte do gérmen. É mais suave que o grão integral e combina muito bem com sopas.
  • Xarope: vem dos caules do sorgo doce. É um adoçante natural para alimentos assados e sobremesas.
  • Estourado: Menor, mais doce e mais rico em nutrientes do que os grãos de milho (pipoca). Também tem menos calorias e gordura. É preparado igual à pipoca.

Referência da notícia:

Leon The Baker. "Qué es el sorgo y qué beneficios aporta al organismo". 2023.