Surpresa! 75% do conteúdo compartilhado nas redes sociais é feito sem leitura prévia do seu conteúdo
O compartilhamento nas redes sociais é essencial para que o conteúdo se torne viral. No entanto, se analisarmos este fenômeno a fundo, vemos que a maioria dos usuários não leu ou compreendeu realmente o conteúdo.
Se você recebeu o link para este artigo de um site de mídia social como o Facebook, há uma boa chance de que a pessoa que compartilhou a postagem não a tenha lido primeiro. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, que compreende um conjunto de dados de 35 milhões de postagens, estima que o número de compartilhamentos de notícias sem leitura prévia seja de 75%.
Se você leu esse texto até aqui, parabéns! Você faz parte da minoria de usuários de mídia social que realmente lê o conteúdo antes de compartilhá-lo.
Uma análise de 35 milhões de publicações
Uma equipe liderada por Shyam Sundar, professor de efeitos de mídia na Universidade Estadual da Pensilvânia, acessou dados de mais de 35 milhões de postagens públicas feitas no Facebook entre 2017 e 2020. O acesso foi concedido pelo Social Science One, um consórcio de pesquisa sediado na Universidade de Harvard e em colaboração com o Meta, empresa controladora do Facebook.
Usando dados demográficos e comportamentais fornecidos pelo Meta, os pesquisadores criaram uma “pontuação de afinidade de página política” e classificaram os usuários em cinco grupos: muito liberais, liberais, neutros, conservadores e muito conservadores.
Os pesquisadores também levaram em conta a afinidade dos meios de comunicação social pelas opiniões políticas, utilizando dados de empresas de análise independentes e um sistema de classificação desenvolvido pela Northeastern University.
Usando essas informações, eles classificaram manualmente 8 mil links para identificá-los como conteúdo político e não político e, em seguida, usaram esse conjunto de dados para treinar um algoritmo para avaliar 35 milhões de postagens no Facebook.
O que os pesquisadores descobriram?
“Quanto mais próximo o alinhamento político do conteúdo estiver do usuário, mais ele será compartilhado sem cliques”, disse Eugene Cho Snyder, professor de humanidades e ciências sociais no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey. “Eles estão simplesmente transmitindo coisas que parecem concordar com sua ideologia política, sem perceber que às vezes podem estar compartilhando informações falsas”, disse.
Em sua análise, os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriram que esses links foram compartilhados 41 milhões de vezes sem que ninguém clicasse. Tanto os utilizadores conservadores como os liberais foram cúmplices disto, mas 76,94% dos utilizadores conservadores envolveram-se neste comportamento, enquanto pouco mais de 14% dos usuários liberais fizeram o mesmo.
Para reduzir esses casos, Sundar recomenda a introdução de fricção para desacelerar a troca de links. Exigir que as pessoas reconheçam que leram o conteúdo antes de compartilhá-lo pode ser a soluç��o.
Referência da notícia
Sharing without clicking on news in social media. 19 de novembro, 2024. Sundar, S. S. et al.