Um dos cetáceos mais misteriosos do mundo: a baleia-piloto

As baleias-piloto são em sua maioria cinza-escuras, marrons ou pretas, mas também apresentam algumas áreas claras, como uma mancha em forma de âncora sob o queixo, uma mancha grande na barriga e outra perto dos genitais.

baleia piloto
As baleias-piloto são em sua maioria cinza-escuras, marrons ou pretas, mas também apresentam algumas áreas mais claras.

As baleias-piloto são cetáceos que incluem duas espécies existentes: a baleia-piloto comum (G. melas) e a baleia-piloto cinzenta (G. macrorhynchus). Esses animais vivem nos mares de todo o mundo. Mais especificamente, a baleia-piloto comum vive em águas mais frias, enquanto a baleia-piloto cinzenta vive em águas tropicais e subtropicais. Depois da orca, as baleias-piloto são os maiores golfinhos.

Esse golfinho distingue-se claramente dos outros representantes da família pelo formato da cabeça e da barbatana dorsal. A cabeça, como o nome científico indica, é muito arredondada sendo o rosto quase ausente e o corpo quase totalmente preto.

As baleias-piloto são em sua maioria cinza-escuras, marrons ou pretas, mas também apresentam algumas áreas claras. Outras áreas claras incluem uma mancha em forma de âncora sob o queixo, uma marca borrada atrás do olho, uma mancha grande na barriga e outra perto dos genitais.

A barbatana dorsal está localizada na parte posterior do dorso e se estende para trás. As baleias-piloto têm uma constituição mais robusta do que a maioria dos outros golfinhos e possuem um melão grande e bulboso característico.

Dieta

As baleias-piloto, também conhecidas como baleias-piloto, alimentam-se principalmente de lulas, mas também capturam grandes peixes demersais, como bacalhau e pregado. Elas são muito sociáveis e podem permanecer em seu grupo de escolha por toda a vida.

A baleia-piloto cinzenta é uma das poucas espécies de mamíferos em que as fêmeas entram na menopausa e, uma vez ultrapassada a idade reprodutiva, continuam a desempenhar um papel predominante dentro do grupo.

baleia piloto
As baleias-piloto podem ser encontradas nos oceanos de quase todo o mundo, mas muitas vezes faltam dados sobre o tamanho atual da população. A baleia-piloto comum prefere águas ligeiramente mais frias do que a baleia-piloto cinzenta e está dividida em duas populações disjuntas.

As baleias-piloto são famosas pelos encalhes em massa, por razões ainda desconhecidas pela ciência. Os biólogos marinhos, no entanto, descobriram que os ouvidos internos dos mamíferos marinhos são danificados pela poluição sonora subaquática, como a dos navios mercantes ou de guerra.

Distribuição e habitat

As baleias-piloto podem ser encontradas nos oceanos de quase todo o mundo, mas muitas vezes faltam dados sobre o tamanho atual da população. A baleia-piloto comum prefere águas ligeiramente mais frias do que a baleia-piloto cinzenta e está dividida em duas populações disjuntas.

A população menos numerosa está presente na faixa circumpolar do Oceano Antártico aproximadamente entre 20 e 65° de latitude sul, onde pode ser observada nas costas do Chile, Argentina, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Em 2006 estimou-se que esta população incluía mais de 200.000 indivíduos. A segunda população, muito maior, vive no Oceano Atlântico Norte, numa faixa que vai da Carolina do Sul aos Açores e Marrocos.

caldeirão
As baleias-piloto são geralmente uma espécie nômade, mas algumas populações permanecem estacionárias durante todo o ano em certos locais, como o Havaí e certas áreas da Califórnia.

O tamanho desta população foi estimado em 1989 em 778.000 indivíduos. A espécie também está presente na metade ocidental do Mar Mediterrâneo, mas move-se frequentemente para leste, atingindo também os mares que rodeiam a Itália. Em particular a zona do Mar da Ligúria e do Canal da Sicília.

A baleia-piloto cinza é menos numerosa. Vive nas águas temperadas e tropicais dos oceanos Índico, Atlântico e Pacífico e a sua distribuição coincide ligeiramente com a da baleia-piloto nas águas temperadas do Atlântico Norte.

Algumas curiosidades sobre as baleias-piloto

As baleias-piloto são geralmente uma espécie nômade, mas algumas populações permanecem estacionárias durante todo o ano em certos locais, como o Havaí e certas áreas da Califórnia. Preferem as águas da plataforma e da margem continental.

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as baleias-piloto-cinzentas já foram avistadas com frequência no sul da Califórnia, mas desapareceram da área após um evento El Niño particularmente catastrófico no início dos anos 1980.

No entanto, em outubro de 2014, tripulações e passageiros de vários navios observaram um grupo de 50 a 200 indivíduos ao largo de Dana Point.