Um megaterremoto pode ter alterado o curso do rio Ganges há 2,5 mil anos

Um estudo recente descobriu que um terremoto devastador há mais de 2 mil anos pode ter mudado o curso do Ganges, um dos maiores rios da Terra. Veja mais informações da pesquisa aqui.

Delta do Rio Ganges, na Ásia
Partes do Delta do rio Ganges, na Ásia, o maior delta do mundo. Crédito: ESA.

O Rio Ganges, também chamado de Rio Benares, é um dos rios mais importantes da Índia. A importância desse lugar emblemático vai além da questão hídrica: em muitas cidades do país, ele é usado em rituais culturais e religiosos por praticantes do hinduísmo.

Com cerca de 2.510 quilômetros de extensão, seu curso vai desde o norte da Índia até ao Bangladesh. A nascente está situada na Cordilheira dos Himalaias e o delta no sul de Bangladesh, desaguando na Baía de Bengala (nordeste do oceano Índico).

O Ganges é um dos rios mais poluídos do mundo. Além de lixo doméstico, industrial e agrícola que recebe diariamente, muitos cadáveres humanos e animais mortos são jogados nas águas, em rituais tradicionais. E isso tem causado a proliferação de várias doenças.

E um estudo recente publicado na revista Nature Communications descobriu que o curso do rio Ganges foi alterado há 2.500 anos após um terremoto devastador.

Curso do Rio Ganges não foi sempre o mesmo

O estudo em questão aborda o impacto de terremotos em redes de canais fluviais no sul da Ásia. Os pesquisadores detectaram, em imagens de satélite, o que parecia ser o antigo canal de um rio paralelo ao Ganges na Índia.

Sabe-se que na prática, quando um rio muda seu curso, há uma descarga gradual de sedimentos em superfície, e isso, eventualmente, leva a uma elevação do leito do rio. Contudo, quando um terremoto muda o curso, a descarga de sedimentos ocorre quase que instantaneamente.

Rio Ganges, Índia, poluição
Poluição no Rio Ganges, na Índia. Crédito: Agência AFP.

Então, os cientistas avaliaram uma característica sedimentar única em um lago próximo à Dhaka, capital de Bangladesh. Eles notaram a presença de diques de areia verticais nas suas laterais, o que é uma característica que surge devido a terremotos. Os diques ocorrem quando os terremotos pressurizam a areia subterrânea e a ‘injetam’ no solo.

Esses diques de areia provavelmente surgiram ao mesmo tempo, há cerca de 2.500 anos, e essa seria a prova de que um mega terremoto pode mudar o curso de um grande rio. O movimento fez com que o rio fosse redirecionado em Bangladesh, onde passa a ser chamado de Padma.

Os autores acreditam que essa é a maior mudança de curso de um rio já documentada. Se fosse hoje, tal mudança poderia inundar tudo que estivesse em seu caminho, afetando 140 milhões de pessoas.

Então, eles concluíram que um terremoto de alta magnitude atingiu a região do rio Ganges, onde atualmente fica Bangladesh. Segundo eles, houve uma grande avulsão – conjunto de processos que faz um rio mudar de curso –, com um terremoto de escala entre 7 e 8 atingindo essa região do rio Ganges. O sismo foi tão intenso que redirecionou o curso principal do rio, mesmo a uma distância de mais de 180 quilômetros do seu epicentro.

O que pode ter causado o terremoto que mudou o Ganges?

Os pesquisadores propuseram duas possíveis razões para o surgimento desse terremoto.

Uma envolve uma zona de subducção ao sul e ao leste, onde uma enorme placa tectônica do fundo do oceano estaria se movimentando sob Bangladesh, Mianmar (antiga Birmânia) e o nordeste da Índia.

Rio Ganges em Varanasi, na Índia
Rio Ganges em Varanasi, na Índia. Crédito: Blog Mairon Pelo Mundo.

E a outra razão seria a existência de falhas gigantes na base da Cordilheira do Himalaia, ao norte da região afetada, onde a placa tectônica da Índia colide com o resto do continente asiático.

Referência da notícia:

Chamberlain, E. L. et al. Cascading hazards of a major Bengal basin earthquake and abrupt avulsion of the Ganges River. Nature Communications, v. 15, n. 4975, 2024.