Um megaterremoto pode ter alterado o curso do rio Ganges há 2,5 mil anos
Um estudo recente descobriu que um terremoto devastador há mais de 2 mil anos pode ter mudado o curso do Ganges, um dos maiores rios da Terra. Veja mais informações da pesquisa aqui.
O Rio Ganges, também chamado de Rio Benares, é um dos rios mais importantes da Índia. A importância desse lugar emblemático vai além da questão hídrica: em muitas cidades do país, ele é usado em rituais culturais e religiosos por praticantes do hinduísmo.
Com cerca de 2.510 quilômetros de extensão, seu curso vai desde o norte da Índia até ao Bangladesh. A nascente está situada na Cordilheira dos Himalaias e o delta no sul de Bangladesh, desaguando na Baía de Bengala (nordeste do oceano Índico).
E um estudo recente publicado na revista Nature Communications descobriu que o curso do rio Ganges foi alterado há 2.500 anos após um terremoto devastador.
Curso do Rio Ganges não foi sempre o mesmo
O estudo em questão aborda o impacto de terremotos em redes de canais fluviais no sul da Ásia. Os pesquisadores detectaram, em imagens de satélite, o que parecia ser o antigo canal de um rio paralelo ao Ganges na Índia.
Sabe-se que na prática, quando um rio muda seu curso, há uma descarga gradual de sedimentos em superfície, e isso, eventualmente, leva a uma elevação do leito do rio. Contudo, quando um terremoto muda o curso, a descarga de sedimentos ocorre quase que instantaneamente.
Então, os cientistas avaliaram uma característica sedimentar única em um lago próximo à Dhaka, capital de Bangladesh. Eles notaram a presença de diques de areia verticais nas suas laterais, o que é uma característica que surge devido a terremotos. Os diques ocorrem quando os terremotos pressurizam a areia subterrânea e a ‘injetam’ no solo.
Esses diques de areia provavelmente surgiram ao mesmo tempo, há cerca de 2.500 anos, e essa seria a prova de que um mega terremoto pode mudar o curso de um grande rio. O movimento fez com que o rio fosse redirecionado em Bangladesh, onde passa a ser chamado de Padma.
Então, eles concluíram que um terremoto de alta magnitude atingiu a região do rio Ganges, onde atualmente fica Bangladesh. Segundo eles, houve uma grande avulsão – conjunto de processos que faz um rio mudar de curso –, com um terremoto de escala entre 7 e 8 atingindo essa região do rio Ganges. O sismo foi tão intenso que redirecionou o curso principal do rio, mesmo a uma distância de mais de 180 quilômetros do seu epicentro.
O que pode ter causado o terremoto que mudou o Ganges?
Os pesquisadores propuseram duas possíveis razões para o surgimento desse terremoto.
Uma envolve uma zona de subducção ao sul e ao leste, onde uma enorme placa tectônica do fundo do oceano estaria se movimentando sob Bangladesh, Mianmar (antiga Birmânia) e o nordeste da Índia.
E a outra razão seria a existência de falhas gigantes na base da Cordilheira do Himalaia, ao norte da região afetada, onde a placa tectônica da Índia colide com o resto do continente asiático.
Referência da notícia:
Chamberlain, E. L. et al. Cascading hazards of a major Bengal basin earthquake and abrupt avulsion of the Ganges River. Nature Communications, v. 15, n. 4975, 2024.