Vida alienígena pode existir nas nuvens de Júpiter

Os cientistas que estudam a atmosfera dos planetas do nosso Sistema Solar descobriram que as condições nas nuvens de Júpiter são adequadas para a vida alienígena. Saiba mais aqui!

Jupiter
Júpiter é um planeta envolto por nuvens e com constantes tempestades violentas.

Um estudo de pesquisadores da Universidade Queens de Belfast descobriu que as nuvens da atmosfera de Júpiter podem ter concentrações de água suficientemente altas para poder abrigar vida. O estudo também sugere que a atmosfera de Vênus - uma vez enaltecida como um local possível para existência de vida extraterrestre - é inabitável.

A procura de vida em outros planetas, até agora, tem sido focada na identificação de água na superfície dos planetas. Este estudo, contudo, publicado recentemente na revista Nature Astronomy, propôs-se analisar a concentração de água nas nuvens dos planetas do Sistema Solar. Esta concentração é conhecida como "atividade da água" e é um fator importante na habitabilidade de uma atmosfera.

Atmosfera de Júpiter

De acordo com os cálculos dos pesquisadores, a atividade da água nas nuvens de Vênus está muito abaixo do limite para organismos conhecidos. De fato, está mais de cem vezes abaixo da concentração de água necessária para as criaturas mais resistentes da Terra, tornando quase impossível que algum ser sobreviva naquele local.

A atmosfera de Júpiter ainda é um lugar muito agreste para sobreviver, até porque tem a maior tempestade do Sistema Solar.

Embora isto seja um contraponto das teorias anteriores sobre a vida em Vênus, houve resultados mais otimistas quando os pesquisadores usaram a mesma abordagem às nuvens da atmosfera de Júpiter. Eles descobriram que a atividade da água lá é muito mais favorável à vida, com concentrações que teoricamente seriam capazes de suportar alguns dos organismos extremos que encontramos aqui na Terra.

Camadas de nuvens na atmosfera de Júpiter capturadas pelo gerador de imagens da NASA JunoCam © NASA/JPL-Caltech/SwRI/MSSS/Kevin M. Gill

"As nossas pesquisas mostram que as nuvens de ácido sulfúrico em Vênus tem muito pouca água para que exista vida ativa, com base no que sabemos da vida na Terra", disse o Dr. John E. Hallsworth da Escola de Ciências Biológicas da Queen's. "Também descobrimos que as condições da água e da temperatura dentro das nuvens de Júpiter poderiam permitir que a vida do tipo microbiano subsista, assumindo que outros requisitos, tais como nutrientes, estão presentes.

"Esta é uma conclusão oportuna dado que a NASA e a Agência Espacial Europeia acabam de anunciar três missões a Vênus nos próximos anos".

Micróbios alienígenas

Embora os resultados sejam positivos, ainda vai demorar algum tempo até que se possa determinar com certeza se realmente existe vida nas nuvens de Júpiter. A atmosfera do planeta ainda é um lugar muito agreste para sobreviver, até porque tem a maior tempestade do Sistema Solar - a Grande Mancha Vermelha.

Se algum dia for descoberta vida nas nuvens de Júpiter, é provável que ela tenha a forma de organismos microbianos semelhantes aos extremófilos que temos aqui na Terra. Estas criaturas - como os tardígrados - prosperam nos ambientes mais extremos e são a nossa melhor compreensão de como pode ser a vida extraterrestre.