Você já foi influenciado por mensagens subliminares sem saber?
Imagens fugazes, sons quase imperceptíveis... Da publicidade à política, as mensagens subliminares têm sido alvo de debates e polêmicas. Elas podem realmente influenciar as nossas decisões?
No mundo de hoje, estamos constantemente cercados por diferentes formas de mídia: telas de cinema, televisão, plataformas digitais e até anúncios e propagandas online. Dentre todos esses estímulos, estão as mensagens subliminares, técnica que gerou polêmica e curiosidade ao longo do tempo.
As mensagens subliminares são estímulos que se apresentam abaixo do limiar da consciência, ou seja, não os percebemos a olho nu. Essas mensagens podem ser incorporadas de diferentes formas, como imagens, cores, áudio e vídeo, com o objetivo de influenciar nossos pensamentos ou comportamento sem que percebamos.
Um exemplo clássico de mensagem subliminar é a publicidade. Essas mensagens nos levam a comprar um produto específico ou a realizar uma ação específica, como consumir uma marca conhecida de bebida ou apoiar um partido político. Mas elas funcionam mesmo? De acordo com várias pesquisas, a resposta é sim, mas com certas condições.
Uma fraude com alguma verdade
O conceito de publicidade subliminar remonta a 1957, quando James Vicary, um pesquisador de mercado, deu uma entrevista coletiva em Nova York para informar os jornalistas sobre uma descoberta. Contou-lhes que em uma sala de cinema, durante a transmissão de um filme, havia mostrado várias vezes ao público as frases "coma pipoca" e "beba Coca-Cola" em tal velocidade que o público era incapaz de perceber que estava percebendo. No entanto, ele anunciou que as vendas desses produtos aumentaram em até 57%, chamando essa prática de publicidade subliminar.
Algum tempo depois, descobriu-se que esse experimento aparentemente havia sido uma fraude, no entanto, algumas marcas continuam implementando essa técnica e, a seguir, contaremos o porquê, já que não é tão simples quanto parece e tem muito mais implicações do que torná-lo uma estratégia interessante.
Claro, a ciência continua investigando esse assunto. Ian Zimmerman, professor de psicologia da Universidade de Minnesota (Estados Unidos), afirma que as mensagens subliminares podem influenciar as pessoas, embora isso dependa de múltiplos fatores. O humor do público e sua predisposição para consumir o produto anunciado são elementos-chave para determinar sua eficácia.
Por outro lado, as mensagens subliminares deixam uma ideia em nosso subconsciente que o consciente não pode perceber conscientemente. O cérebro ignora essas informações porque elas aparecem por um breve período de tempo e desaparecem rapidamente, impedindo-nos de percebê-las completamente. Embora não se saiba exatamente como essas mensagens afetam eleitores e consumidores, os cientistas conseguiram mostrar que às vezes funcionam.
Exposto a mensagens subliminares
Um estudo publicado no Journal of Applied Social Psychology mostra um exemplo fascinante da eficácia das mensagens subliminares. Os pesquisadores inseriram uma dúzia de frames de uma lata de 'Coca-Cola' e outra dúzia da palavra 'sede' em um episódio de Os Simpsons. Surpreendentemente, os participantes relataram sentir mais sede, cerca de 27% a mais, após assistir ao episódio. Isso demonstra como as mensagens subliminares podem influenciar nossas percepções e comportamentos de maneiras sutis.
No entanto, os cientistas apontam que as mensagens subliminares são eficazes principalmente quando se conectam com um desejo existente. Se a pessoa não tiver uma necessidade específica, a mensagem subliminar pode não ter o mesmo impacto. Além disso, de acordo com um estudo publicado na revista Neuroscience of Consciousness, a influência das mensagens subliminares não costuma durar mais de 25 minutos.
Outros estudos, descobriram que as mensagens subliminares são mais eficazes quando a mensagem transmitida é negativa. As pessoas que participaram do experimento responderam a palavras como agonia, desespero ou assassinato, mas não o fizeram com palavras positivas ou neutras, como alegria, paz ou bule. Os pesquisadores acreditam que isso esteja associado à resposta emocional evolutiva em situações que podem representar perigo.
É importante observar que, se as mensagens subliminares tiverem algum impacto, seus efeitos provavelmente serão modestos e sempre dependerão do contexto em que forem usadas. E embora seja interessante explorar esta técnica e suas possíveis aplicações, não devemos subestimar o poder de nossa mente consciente e nossas decisões racionais.