Você quer trabalhar para a NASA? Estes são os 43 projetos de ciência cidadã que se propõem para fazer ciência de verdade
Revisamos projetos de ciência cidadã da NASA nos quais você pode participar e fazer ciência de verdade. Eles estão abertos a cientistas, fãs de ciências exatas e também ao público em geral de todo o mundo.
Os conhecidos como “cientistas cidadãos” são voluntários profissionais na ciência ou pessoas sem conhecimento prévio, que colaboram em projetos reais de pesquisa. Isso ajudou a fazer milhares de descobertas científicas importantes.
Os projetos de ciência cidadã da NASA estão abertos a todos ao redor do mundo, eles não estão limitados a cidadãos ou residentes dos EUA. Se você deseja trabalhar fazendo ciência de verdade para a NASA, você pode selecionar o projeto que mais gosta entre os listados neste relatório.
Observador GLOBO
A aplicação da ciência cidadã ‘GLOBE Observer’ permite que voluntários peguem diferentes tipos de dados usando seus celulares e se juntem à comunidade Global Learning and Observations to Benefit the Environment (GLOBE). Os dados são usados em vários projetos para rastrear mudanças no meio ambiente em apoio à pesquisa científica do sistema Terra.
O conjunto de dados abertos resultante está disponível para cientistas e usado por estudantes de todas as idades, conduzindo uma variedade de projetos de pesquisa em todo o mundo. Programa GLOBE.
Repórter de deslizamento de terra
Os deslizamentos de terra afetam quase todos os países, matando pessoas e destruindo propriedades avaliadas em milhares de milhões de dólares todos os anos. O aplicativo da web Landslide Reporter permite ajudar a melhorar a modelagem científica e a resposta de emergência para mitigar esses desastres.
Para ser um cientista cidadão deste projeto, você deve tomar medidas preventivas importantes, como: certificar-se de estar a uma distância segura de qualquer deslizamento encontrado, mesmo que um deslizamento pareça ter acabado, ainda existe a possibilidade de queda de pedras ou detritos instáveis.
Através deste aplicativo, os voluntários contribuem com observações e relatórios para o maior catálogo aberto global de deslizamentos, o Cooperative Open Online Landslide Repository (COOLR), que é usado por pesquisadores de todo o mundo.
Mapeamento de populações de pinguins e dinâmica projetada
MAPPPD é o Aplicativo de Mapeamento Populacional de Pinguins e Dinâmica Projetada, uma ferramenta de apoio à decisão de acesso aberto criada pela Oceanites, uma ONG dedicada à contagem de pinguins na Antártica.
Ele se conecta diretamente ao banco de dados do Projeto de Biodiversidade dos Pinguins Antárticos e permite que os entusiastas e partes interessadas da Antártica explorem e baixem os registros mais atualizados do censo de pinguins disponíveis publicamente para todo o continente branco.
NeMO-Net
Trata-se de um jogo de iPad jogo single-player em que os jogadores ajudam a NASA a classificar recifes de corais pintando imagens de corais em 3D e 2D. Os jogadores podem avaliar as classificações de outros jogadores e subir de nível na cadeia alimentar à medida que exploram e classificam recifes de corais e outros ambientes marinhos rasos e criaturas de locais ao redor do mundo.
Observações do lago
Este projeto combina observações diretas da altura do lago feitas por voluntários com mapas de satélite. Estas medições da altura e da área de superfície dos lagos revelam como os seus volumes de água estão a mudar, um passo fundamental para responder a questões como: como é que a água entra e sai dos lagos e da terra ao seu redor? A precipitação, o nível das águas subterrâneas ou a evaporação afetam mais o nível da água? Como podemos proteger melhor a água doce do lago para as gerações futuras?
Chuva ou neve na montanha
“Mountain Rain or Snow” pede aos seus cidadãos cientistas que lhes informem sobre a chuva e a neve perto deles para apoiar uma melhor previsão do clima e dos recursos hídricos.
Os relatórios sobre o tipo de precipitação enviados através da ferramenta de navegação do smartphone do projeto ajudarão os cientistas a compreender onde a tecnologia atual é insuficiente.
Nuvens em Marte
As nuvens são ao mesmo tempo condutores e produtos do clima de um planeta. Como isso funciona em Marte? A NASA convida você a se juntar a eles enquanto descobrem os segredos da atmosfera do planeta vermelho, que é tão diferente da da Terra.
Qualquer pessoa com um celular ou laptop pode fazer isso projeto. Você só precisa fazer um treinamento muito curto de cerca de 15 minutos online, e com isso você aprenderá a reconhecer o padrão revelador de nuvens nos dados gráficos coletados pela Mars Climate Sounder no Mars Reconnaissance Orbiter.
TESS Caçadores de Planetas
Exoplanetas são planetas fora do nosso sistema solar que orbitam estrelas além do Sol, e se você ingressar como cientista cidadão poderá descobrir o próximo!
Aderindo ao projeto TESS Planet Hunters, os voluntários aprenderão a ler curvas de luz (gráficos de dados de luz de estrelas distantes) para encontrar sinais reveladores de exoplanetas em órbita.
Cada cidadão cientista examinará então os dados da missão Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA para iniciar a sua própria pesquisa. Planet Hunters TESS está disponível em inglês, francês e espanhol.
Nós estamos sozinhos no universo?
Este projeto utiliza o maior radiotelescópio totalmente orientável da Terra para procurar evidências de civilizações na galáxia. Eles poderão ajudar a identificar os sinais mais promissores nos dados. Para esse projeto você só precisa de 2 a 4 minutos para preencher o formulário on-line e de um dispositivo conectado à Internet.
Eles aprenderão a identificar tipos comuns de interferência de radiofrequência (RFI) para eliminar ruídos e encontrar sinais que possam indicar inteligência extraterrestre. Essas classificações também serão utilizadas para desenvolver ferramentas de inteligência artificial para agilizar a busca.
Planeta 9
Alguns astrônomos pensam que pode haver um grande planeta nas periferias do nosso sistema solar, um mundo que eles chamam de Planeta Nove. É por isso que a NASA convida você a se juntar à busca por novos planetas e objetos semelhantes a planetas chamados “anãs marrons” próximos ao Sol.
Cientistas cidadãos examinarão imagens do céu tiradas pela missão WISE da NASA e procure objetos em movimento. Eles relatarão suas descobertas de maneira simples, enquanto permanecerão conectados com outros cientistas e voluntários. Este projeto de longa duração descobriu mais de 3.800 novas anãs marrons e publicou dezenas de artigos científicos.