Zumbidos: sibilos e apitos nos ouvidos que atrapalham a vida diária, como se livrar deles?
O zumbido, aqueles barulhos estridentes nos ouvidos, pode ser um verdadeiro incômodo. De onde eles vem e podem ser evitados? Existe alguma maneira de se livrar deles? Veja as respostas aqui.
O zumbido pode afetar profundamente e até arruinar a vida cotidiana. O zumbido é um ruído incessante que dura longos minutos nos ouvidos. Embora algumas pessoas não sofram disso, outras sofrem e lutam diariamente para lidar com esses ruídos estridentes.
O zumbido geralmente parece um estalo ou ruído nos ouvidos e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Como podemos explicar que algumas pessoas são afetadas pelo zumbido? Como se livrar disso? Veja as respostas a essas perguntas aqui.
Zumbidos: o que são?
Os zumbidos são pequenos ruídos que são ouvidos nos ouvidos na ausência de estímulos externos. Eles podem ser classificados em duas categorias: zumbido subjetivo e objetivo.
O zumbido subjetivo é o som que apenas a pessoa afetada percebe. O zumbido objetivo é um fenômeno muito mais raro, pois outras pessoas podem ouvir o som.
Hoje continua difícil explicar a causa exata do zumbido. Ele pode causar danos auditivos, exposição repetida a ruídos altos e às vezes muito desagradáveis, infecções de ouvido e até problemas circulatórios.
De acordo com estimativas recentes, aproximadamente 15% da população mundial experimenta este tipo de ruídos intermitentes ou constantes. Portanto, o zumbido não atinge apenas uma pequena parcela da população! Segundo estudos, o risco de sofrer de zumbido é maior em pessoas que trabalham em ambientes barulhentos ou entre idosos.
Zumbido que atrapalha sua vida diária!
De fato, o zumbido pode afetar significativamente a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas, as quais podem sofrer de estresse, de ansiedade e depressão.
O sono e a concentração podem ser bastante afetados. Portanto, o zumbido pode arruinar a vida de quem sofre com ele diariamente.
Como se livrar disso?
Sim, o zumbido pode ser controlado! A boa notícia é que existem tratamentos médicos para proporcionar alívio no dia a dia de quem sofre com ele.
Os tratamentos médicos variam desde aparelhos auditivos especialmente projetados até geradores de ruído branco. Além disso, certos medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas.
Existem também abordagens terapêuticas, como terapia sonora e terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ambos provaram ser eficazes para pacientes que sofrem de zumbido.
Como prevenir o zumbido?
Para prevenir o zumbido, lembre-se de proteger os ouvidos! Portanto, é altamente recomendado o uso de proteção auditiva em ambientes ruidosos. É absolutamente necessário evitar períodos excessivamente longos de sons altos.
Se você sofre de zumbido, não hesite em procurar ajuda médica, que poderá lhe encaminhar para um profissional de saúde especializado no assunto.