2022 termina com calor, sol, ZCAS e alertas de temporais pelo Brasil

Uma ZCAS se formou durante esta última semana e continua atuando neste 31 de dezembro, trazendo alerta de temporais e de chuvas intensas no Norte e Centro-Oeste no Sudeste. No Sul e no Nordeste, em boa parte o tempo firme predomina.

previsão do tempo reveillon fim de ano
Zona de Convergência continua atuando no centro-leste do Brasil. Tempo firme, calor e temporais são destaques neste fim de ano.

A previsão do tempo para 31 de dezembro traz a permanência da ZCAS e o risco de chuvas intensas e de temporais nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Já no Sul, o tempo firme predomina e no Nordeste ainda há potencial para pancadas de chuva em uma pequena parte.

A seguir, confira os destaques e alertas da previsão do tempo para o último dia do ano para cada região do Brasil.

Região Sul

Com a atuação da zona de convergência sobre o centro-leste do país, uma massa de ar mais seco se estabeleceu sobre a Região Sul. O sistema e esse padrão se mantém ao longo do dia 31, com tempo firme e ensolarado em praticamente toda a Região.

No norte e leste do Paraná e no norte de Santa Catarina, há maior concentração de nuvens ao longo do dia, mas sem previsão de chuva.

Destaque também para a sensação de calor em toda a Região e para temperaturas de até 34°C na metade sul do Rio Grande do Sul e no extremo oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Região Sudeste

A ZCAS ainda atua entre os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e mesmo mais enfraquecida, ainda traz potencial para chuvas intensas e temporais.

Pela manhã, o tempo fica mais nublado, mas o sol consegue aparecer em boa parte do Sudeste, com exceção para o leste paulista, o centro-sul mineiro e o Rio de Janeiro, onde o tempo fica nublado e com possibilidade de chuvas isoladas de fraca intensidade. No território fluminense, a precipitação pode ocorrer de forma mais abrangente.

alerta de temporais
Alerta de temporais para a tarde de 31 de dezembro no estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e a partir do meio da tarde há alerta de temporais e chuvas intensas no centro-norte e leste de São Paulo, nas áreas mais próximas de Minas Gerais, no centro-sul de Minas Gerais, na Região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e no Rio de Janeiro. A precipitação mais intensa e com maior potencial para transtornos acontece na região do Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul e na Zona da Mata mineira.

Os acumulados podem chegar até 40 mm no período de poucas horas na Zona da Mata de Minas Gerais, no litoral norte e região do Vale do Paraíba, e no Rio de Janeiro.

A partir do fim do dia e durante a noite, as chuvas perdem intensidade e não trazem mais potencial para transtornos. No momento da virada não há previsão de chuva em boa parte do Sudeste, somente de chuva fraca a moderada ocorrendo de forma isolada no sul mineiro e na porção leste do Triângulo Mineiro.

Região Centro-Oeste

Sob influência da ZCAS e principalmente da Alta da Bolívia, o tempo fica instável em praticamente todo o estado do Mato Grosso ao longo do dia, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada no oeste e centro-norte do estado pela manhã. A partir da tarde, chuvas intensas e temporais atingem todas as regiões mato-grossenses. No período da noite e no momento da virada, não há previsão de chuva.

alerta de temporais
Pancadas de até forte intensidade e temporais se espalham pelo Centro-Oeste, Norte e oeste do Nordeste na tarde do dia 31 de dezembro.

No Mato Grosso do Sul e em Goiás, o tempo firme predomina pela manhã e instabilidades provocam pancadas de até forte intensidade e temporais na metade norte e leste do Mato Grosso do Sul e em todo o território goiano. No período da noite e no momento da virada de ano, o tempo firme predomina, com previsão de chuvas isoladas somente no sul e norte de Goiás.

Região Nordeste

O tempo firme predomina em praticamente toda a Região ao longo do dia, com nebulosidade variável, mas sem encobrir o sol. Há previsão de pancadas isoladas, que podem acontecer na forma de temporais, somente nos estados do Maranhão e do Piauí no período da tarde.

No fim da tarde, período da noite e no momento da virada de ano, o tempo firme predomina em praticamente todo o Nordeste. Somente na porção leste de Sergipe até o Rio Grande do Norte, que a nebulosidade aumenta e há a possibilidade de chuvisco, mas nada que atrapalhe a festa de fim de ano.

Região Norte

A Alta da Bolívia contribui para o tempo instável em toda a Região Norte, com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo de forma isolada pela manhã pelo Amazonas, oeste e metade sul do Pará e no norte do Tocantins.

reveillon virada previsão do tempo
No momento da virada, pouca chuvas está prevista no Brasil.

No período da tarde, pancadas de forte intensidade e temporais ocorrem em toda a Região Norte, com precipitação mais intensa no Amazonas e no Pará. O Acre e o Tocantins são os estados com menor potencial para chuvas.

No período da noite e no momento da virada, as chuvas diminuem bastante e as capitais com possibilidade de chuva são: Rio Branco, Manaus, Boa Vista e Macapá.