2025 inicia com alerta de chuvas intensas no Brasil e novo canal de umidade: quais as regiões de alerta para a semana?
As chuvas continuarão ocorrendo de forma intensa e deixando alertas no início de 2025, apesar da ausência da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Confira aqui as regiões com alertas.
O período úmido vai continuar bastante ativo nos primeiros dias de 2025. Mesmo com a ausência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), há alertas de chuvas intensas no centro-norte do Brasil. Na Região Sul, uma frente fria traz de volta o risco de tempestades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja de chuvas intensas e de tempestades para 11 estados nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025: Amazonas, Rondônia, Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A visão da Meteored Brasil está alinhada com as regiões de maior risco que o INMET aponta para o primeiro dia do ano novo.
Quarta-feira: alertas de chuvas intensas e de tempestades no centro-norte do Brasil
Neste primeiro dia de 2025, o tempo firme predomina ao longo da manhã em praticamente todo o Brasil, mas com bastante nebulosidade sobre o centro-leste e norte do país. Chuvas ocorrem de forma mais pontual na região Norte e entre os estados de Goiás e de Minas Gerais.
A partir do início da tarde, instabilidades já podem provocar pancadas isoladas de até forte intensidade, mas é a partir da metade do período que há maior potencial de eventos intensos no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais, no estado de Goiás, na metade norte e leste do Mato Grosso, no Tocantins, no oeste do Pará, no Amazonas, Acre e Rondônia.
No leste da Região Sul até o sul de São Paulo, a circulação dos ventos provocam chuvas pontuais, de fraca intensidade ou na forma de chuvisco. Entre o fim da tarde e o início da noite, há potencial para chuvas mais intensas e tempestades pontuais no sul do Rio de Grande do Sul e na porção central de Santa Catarina.
Quinta-feira: frente fria atua na Região Sul
Na quinta-feira (02), uma frente fria se forma sobre a Região Sul, mas o sistema proporciona chuvas somente a partir do início da tarde e fim da manhã. As instabilidades começam a atuar pelo oeste do Paraná e de Santa Catarina, com risco de tempestades e pancadas fortes. Chuvas mais fracas e pontuais podem atingir o nordeste do Rio Grande do Sul e a porção central de Santa Catarina.
A partir do meio tarde, alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. Na região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e com fraca intensidade.
No restante do Brasil ainda há potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais. Alerta para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais, para o Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, oeste do Pará, para o Amazonas e estados do Acre e de Rondônia. No estado de São Paulo, há previsão de chuvas fracas e isoladas somente na faixa leste.
No período da noite, a frente fria passa a atuar sobre o Sudeste, o que deixa o tempo firme em toda a Região Sul. Trata-se de um sistema de fraca intensidade, então as instabilidades ficam desorganizadas. No entanto, há potencial de chuvas intensas para a porção central de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e para o sul de Goiás.
Sexta-feira e fim de semana: novo canal de umidade se forma sobre o Brasil
Com o avanço da frente fria em direção ao Sudeste, um novo canal de umidade vai se formar no fim desta semana sobre o Brasil proporcionando novos alertas de chuvas intensas, volumosas e risco de tempestades para toda a Região Sudeste, todo o Centro-Oeste e boa parte do Norte do Brasil.
Até o domingo, 05 de janeiro, o modelo de confiança da Meteored Brasil prevê acumulados próximos de 200 mm sobre Goiás, Minas Gerais e o Espírito Santo. Entre o litoral norte de São Paulo, a região do Vale do Paraíba e o sul do Rio de Janeiro, há possibilidade de acumulados de até 100 mm.