A partir desta sexta-feira as tempestades e chuvas intensas voltam a atingir o Sul do Brasil; confira as áreas de risco
A volta das chuvas intensas e o aumento nas chances de tempestades deixam estados do Sul do país em atenção.
O Sul do Brasil vem sendo afetado pelas altas temperaturas dos últimos dias como já havia sido noticiado pela equipe da Meteored | Tempo.com. Contudo, as temperaturas vão diminuir neste final de semana com a passagem de um sistema que irá causar chuvas na região.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) nas últimas 72 horas algumas cidades registraram pancadas de chuva, os maiores volumes foram registrados em Laranjeiras do Sul/PR (46,6 mm), Rio Negrinho/SC (45,8 mm) e Itajaí/SC (43 mm).
A seguir trazemos a previsão do tempo para os próximos dias.
Sexta
As chuvas começam a ocorrer com mais intensidade no Sul do Brasil a partir da madrugada desta sexta-feira (24). O extremo sul do Rio Grande do Sul tem potencial para chuvas intensas e até mesmo tempestades, cidades próximas à divisa com o Uruguai, como Dom Pedrito e Bagé devem ficar atentas aos volumes de chuva.
Durante a manhã as chuvas vão atingir outras partes do sul do estado gaúcho, Uruguaiana, Alegrete, São Francisco de Assis e a região de Pelotas, tem chances de registrarem chuvas intensas acompanhadas de trovoadas.
No período da tarde, além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná tem a possibilidade de serem afetados com chuvas de forte intensidade. As áreas que poderão ser as mais afetadas na tarde de sexta-feira (24) cobre boa parte do oeste de Santa Catarina e centro-sul do Paraná.
A capital Porto Alegre pode registrar transtornos, com o calor e a umidade transportada do oceano a instabilidade paira sobre a região. Outras áreas do Rio Grande do Sul também têm riscos de temporais, principalmente na faixa entre Novo Hamburgo a Frederico Westphalen.
Sábado
Com a formação de um novo ciclone já na madrugada de sábado, as chuvas vão se deslocar para áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Logo pela manhã, Porto Alegre e região metropolitana devem ficar atentas, pois o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica chuvas intensas acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.
A tarde, já com o sistema se deslocando para norte, chuvas isoladas são previstas para o interior gaúcho. Sobre Santa Catarina, a porção leste fica em atenção, o potencial de tempestade sobre a região é elevado. No entanto, os volumes não devem chegar ao que foi registrado nas últimas semanas.
A frente fria causa chuvas também no Paraná, desde São Mateus do Sul a Altônia, próximo a divisa com o Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com intensidade que variam de moderada a forte. A capital paranaense também tem previsão de chuva para o sábado (25) , contudo em menores intensidades.
Domingo
No domingo, tempo firme em boa parte do Rio Grande do Sul, um sistema de alta pressão vai se deslocar para a região após a passagem da frente fria, o que inibe a formação de nebulosidade.
Durante a manhã são esperadas chuvas isoladas, principalmente no litoral da Região Sul devido a entrada de umidade proveniente do oceano. Ao longo da tarde a umidade canalizada pela presença da frente fria irá causar chuvas intensas em algumas áreas.
Em Santa Catarina, os potenciais para chuvas intensas e tempestades acompanhadas de raios são maiores em áreas Blumenau e sobre a região central do estado. No Paraná, a tarde de domingo (26) tem a indicação de chuva para praticamente todo o estado, as pancadas de chuva mais fortes vão ocorrer de formas isoladas na porção central e noroeste.
Nos próximos dias a Região Sul terá a volta das chuvas intensas e tempestades com potenciais para transtornos. Áreas do leste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e boa parte do Paraná devem ficar em alerta.