A primeira frente fria de 2025 chega ao Brasil já nesta quinta-feira, 02 de janeiro; saiba o que esperar
O ano de 2025 terminou com o fim de uma ZCAS, mas ainda com chuvas por boa parte do Brasil. Neste 02 de janeiro, a primeira frente fria do ano vai atuar no Brasil. Saiba o que esperar aqui.
O fim de 2024 foi marcado por chuvas em boa parte do Brasil e, principalmente, pela formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Neste início de 2025, a convergência de umidade diminui, mas ainda há previsão de chuvas mais intensas sobre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
O enfraquecimento da convergência de umidade está associado a uma mudança de padrão através da formação e atuação de uma frente fria sobre a Região Sul durante esta quinta-feira (02). O sistema frontal posteriormente avança para o Sudeste e favorece a formação de um novo canal de umidade sobre o centro-norte do Brasil.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para a quinta-feira (02) e para o fim de semana.
Quinta-feira: frente fria traz alertas para a partes do Sul e do Centro-Oeste
Na manhã da quinta-feira (05), o processo de formação da frente fria se inicia, favorecendo o aumento da nebulosidade em Santa Catarina e no Paraná. Há potencial de chuva fraca e isolada entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina.
Mais para o fim do período, o sistema já começa a tomar mais forma e chuvas pontuais e sem potencial intenso ocorrem a porção central e o meio-oeste de Santa Catarina, o oeste e sudoeste do Paraná e o litoral norte do Rio Grande do Sul. No Mato Grosso do Sul, já há alerta para o risco de tempestades no oeste do estado.
No período da tarde, a frente fria já está formada e há alertas de chuvas intensas e para o potencial de tempestades, que podem ocorrer com severidade, no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, em todo o estado de Santa Catarina, no sul, sudeste, oeste e noroeste do Paraná e no estado do Mato Grosso do Sul. Mais para o fim do período, os alertas migram para o leste e norte do Paraná e se mantêm para o centro-leste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul.
No Sudeste e no restante do Centro-Oeste, instabilidades continuam se desenvolvendo e, assim, há alertas de pancadas de chuva forte, chuvas intensas e tempestades no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás e no Mato Grosso. No centro-norte e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, sem potencial para transtornos.
Sexta-feira: canal de umidade começa a se formar sobre o Brasil
A frente fria perde intensidade e se desloca para o oceano na altura da Região Sudeste. Mesmo não atuando efetivamente sobre o Brasil, o sistema contribui para a organização da umidade no Brasil Central, sobre o Sudeste e norte da Região Sul.
No período da manhã, o tempo firme predomina em toda a região Sul e Sudeste, mas com bastante nebulosidade sobre os estados de São Paulo e de Minas Gerais. No Centro-Oeste, há potencial de chuvas pontuais no Mato Grosso e de tempestades ou pancadas de chuva forte no oeste e sul do Mato Grosso do Sul.
A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no norte do Paraná, no centro-norte e oeste de São Paulo, em Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o potencial para transtornos é bem reduzido, mas pancadas isoladas podem ocorrer como tempestades bastante pontuais.
Fim de semana sob canal de umidade e alertas de chuvas intensas e tempestades
O canal de umidade fica cada vez mais maduro e atua ao longo do primeiro fim de semana de 2025. Previsão de muita nebulosidade nas manhãs e alertas de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde.
No sábado (04), os alertas abrangem todo o estado de São Paulo, o estado de Minas Gerais e o Centro-Oeste. No Rio de Janeiro, no Espírito Santo, litoral do Paraná e norte de Santa Catarina, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas, que podem vir com até forte intensidade.
No domingo (05), o canal de umidade se desloca mais para norte tirando o risco de chuvas intensas de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e incluindo parte do Nordeste. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades para o Rio de Janeiro, o centro-norte de Minas Gerais, o Triângulo Mineiro, o sul e oeste da Bahia, para Goiás, o Mato Grosso e o estado do Tocantins.