A quarta-feira será mais um dia de muito calor e com risco de tempestades pontuais; estas são as regiões sob alertas

Temperaturas de até 40°C são previstas para algumas cidades no Brasil. Riscos de tempestades isoladas também existem.

A segunda-feira (20) já deu gostinho de como serão as temperaturas ao longo desta semana. De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), desde o litoral norte de Santa Catarina ao sul do Espírito Santo as temperaturas máximas não foram inferiores a 35°C. O destaque ficou por conta de Niterói/RJ com máxima registrada de 38,9°C.

Outras áreas do Brasil também tiveram temperaturas elevadas nesta segunda (20), em Alegre/ES a máxima na cidade foi de 38,6°C, máxima de 37,5°C em Iguape/SP e de 37,2°C em Morretes/PR.

O calorão também proporciona o aumento nos riscos de tempestades isoladas, alguns municípios na tarde de ontem (20) registraram chuvas com intensidades moderadas e até mesmo fortes casos de Pedro Osório/RS (35 mm) e Abelardo Luz/SC (57 mm).

A seguir trazemos a previsão do tempo para todo o Brasil.

Quarta-feira: Calor e Risco de tempestades isoladas sobre o Brasil

A atuação da onda de calor vai continuar ao longo desta quarta-feira (22), estão sendo previstas máximas que podem alcançar a marca de 40°C em alguns municípios do país.

O calor também está ativo sobre o oeste da Região Sul do Brasil, as temperaturas vão variar entre 32 e 36°C, cidades como Uruguaiana/RS e São Borja/RS tem previsão de 35°C. Máximas esperadas também para boa parte do interior paulista: Araçatuba e São José do Rio Preto. O interior do Espírito Santo e áreas do sul da Bahia, leste de Minas Gerais (Vale do Mucuri) devem registrar máximas acima de 32°C.

Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de quarta-feira (22).
Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de quarta-feira (22).

Esta onda de calor vai persistir nos próximos dias atingindo seu ponto máximo entre quarta (22) e quinta-feira (23). As regiões mais afetadas serão o Sudeste e partes do Centro-Oeste.

As altas temperaturas e a presença de umidade na atmosfera acarretam na geração de instabilidades e, consequentemente, na formação de nuvens de tempestades.

A manhã de quarta-feira (22) se inicia com a presença de nebulosidade sobre todo o centro-norte do país, com chuvas isoladas sobre Manaus/AM e Porto Velho/RO que possuem potencial para serem de forte intensidade. Outras partes do país também têm previsão de chuvas fraca, caso da porção central do Tocantins, alguns pontos do Nordeste, oeste do Paraná, próximo a divisa com Mato Grosso do Sul.

Chuva prevista para o Brasil, na tarde de quarta-feira (22).
Chuva prevista para o Brasil, na tarde de quarta-feira (22).

A partir das 12h o tempo começa a mudar, nuvens mais intensas começam a surgir sobre o país. No Paraná, as chuvas vão ocorrer no período da tarde com riscos de temporais na região metropolitana de Curitiba, Maringá e cidades próximas ao estado de São Paulo. Sobre o Sudeste, pancadas de chuva isoladas sobre o interior de São Paulo, centro e leste de Minas Gerais, além das regiões de serra no Rio de Janeiro.

Os municípios do Centro-Oeste e Norte do Brasil deverão ficar atentos às chuvas intensas ao final da tarde de quarta-feira (22). O modelo de confiança de Meteored indica riscos de tempestades na faixa entre os estados de Goiás e Amazonas, e áreas do Tocantins, Amapá e Acre. Nem mesmo o Nordeste escapa da possibilidade de tempo severo. A atenção fica voltada para o sul do Ceará, e leste da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Mapa de densidade de raios para a quarta-feira (22) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para a quarta-feira (22) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Esta quarta-feira (22) será um dia típico do verão brasileiro, com temperaturas elevadas e riscos de temporais ao final do dia.