A semana termina com chuva em todos os estados da Região Sul: o calor ajuda a aumentar o risco de tempestades severas
Na próxima sexta-feira, tempestades voltam a atingir de maneira generalizada a região Sul. Há possibilidade de pancadas de chuva em todos os municípios gaúchos, catarinenses e paranaenses, que podem continuar ao longo do sábado.
Nos últimos dias, embora chuvas tenham se formado em Santa Catarina, causando danos severos em Florianópolis, as chuvas na região Sul tem se concentrado especialmente no Paraná. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), nos últimos dez dias os acumulados de chuva totais passaram de 120 mm em alguns municípios paranaenses, enquanto nos demais estados os acumulados totais giram em torno dos 50 mm.
Entre a próxima quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no entanto, o calor intenso que atinge a região, aliado à circulação atmosférica e a disponibilidade de umidade na atmosfera podem voltar a propiciar condições para a formação de tempestades nos demais Estados.
Tempestades voltam a se formar na região Sul
Ao longo da semana, previsões indicam que as chuvas continuarão se formando com regularidade sobre o Paraná. Já ao longo da quinta-feira (23), pancadas de chuva atingem também o noroeste do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, conforme as temperaturas máximas no estado gaúcho chegam perto dos 40 graus.
Ao longo da sexta-feira (24), as tempestades se formam de maneira mais abrangente no Rio Grande do Sul. Já ao longo da manhã, tempestades começam a se formar ao oeste do estado, atingindo municípios como Uruguaiana, e depois se espalham por todo o resto do Estado ao longo da tarde e da noite.
Além do Rio Grande do Sul, chuvas também se formarão em Santa Catarina e no Paraná durante a sexta (24), atingindo inclusive as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba até o final do dia. Há possibilidade de transtornos como alagamentos nas áreas urbanas.
Previsões indicam que as pancadas de chuva na região Sul continuarão também ao longo do sábado (25), conforme uma pressão se aprofunda e gera um ciclone sobre o oceano Atlântico, na altura do Rio Grande do Sul. As regiões mais afetadas estão ao norte do Rio Grande do Sul, sobre todo o estado de Santa Catarina e ao sul do Paraná.
Ainda assim, vale notar que mesmo as regiões onde a probabilidade de chuva é menor podem ser atingidas por tempestades, o que significa que há potencial para formação de chuvas em todos os municípios da região Sul entre essa sexta-feira e sábado.
Não deixe de conferir exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo desta semana, acessando as previsões detalhadas para a sua localização que estão disponíveis aqui no site da Meteored | Tempo.com.