A semana termina com frente fria avançando, alerta de tempestades e queda das temperaturas na Região Sul
O Rio Grande do Sul está em alerta para condições de tempo severo com raios e trovoadas nesta quinta-feira. Os acumulados podem chegar a 200 mm. Uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas na Região Sul.
A primeira semana da primavera terminará com chuvas intensas na Região Sul devido à passagem de uma frente fria, que deve atingir com mais intensidade o estado do Rio Grande do Sul. Os acumulados de precipitação podem chegar a 200 milímetros até o final da semana. Confira!
Alerta de tempestades no Rio Grande do Sul
A massa de ar quente que atua sobre o Brasil Central está bloqueando o avanço das instabilidades, ou seja, impedindo que as frentes frias avancem. Com isso, o contraste entre as massas de ar quente e fria intensifica ainda mais a precipitação e favorece a ocorrência de tempestades mais severas no Sul do país.
Entre a noite de quarta-feira (25) e a madrugada de quinta-feira (26), o sistema frontal avança sobre o Rio Grande do Sul, especialmente na metade sul, com risco de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento. Há também a possibilidade de queda de granizo em algumas cidades da porção centro-oeste do estado.
Durante a madrugada e a manhã de quinta-feira (26), as chuvas se espalham por grande parte da metade sul do Rio Grande do Sul, incluindo a capital, Porto Alegre. O tempo mais severo está previsto para o oeste e noroeste do estado no na manhã de quinta, com chuvas variando de intensidade moderada a intensa, acompanhadas de raios e trovoadas.
Ao longo da tarde, as chuvas se deslocam para a porção nordeste do Rio Grande do Sul e, no final da noite, devem perder intensidade, à medida que o sistema avança em direção ao estado de Santa Catarina.
Na sexta-feira (27), as instabilidades seguirão em direção a Santa Catarina, mas as chuvas perderão intensidade e se restringem à porção leste do estado, com possibilidade de temporais no início da manhã. No decorrer do dia, as nuvens tendem a se dissipar, e o tempo começa a ficar mais firme no estado.
Ao final da sexta-feira (27) o sistema frontal segue para o estado de São Paulo e com isso os riscos de tempo severo tendem a diminuir no final da semana sobre a Região Sul do país. Por sua vez, no Paraná, são esperadas chuvas pontuais na parte leste do estado, incluindo a capital Curitiba, mas sem grandes acumulados.
Até o final da semana, os acumulados de precipitação podem alcançar 200 milímetros no estado do Rio Grande do Sul, especialmente na porção sudeste, enquanto o centro-oeste pode registrar acumulados próximos de 120 milímetros.
Massa de ar frio traz o frio de volta nos três estados do Sul do Brasil
No sábado (28), a previsão é de tempo firme com períodos nublados em grande parte do Rio Grande do Sul. A chegada de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas mínimas, especialmente em algumas cidades do sul e extremo norte do Rio Grande do Sul, e no centro-leste de Santa Catarina. As temperaturas mais baixas devem ocorrer nas regiões serranas do Sul.
Confira as temperaturas previstas para o sábado (28) nas capitais do Sul: em Porto Alegre, variam entre 13°C e 23°C, em Florianópolis entre 14°C e 22°C, e em Curitiba entre 12°C e 19°C. Para o domingo (29), o cenário deve ser semelhante, com máximas de até 23°C nas capitais da Região Sul. Contudo, ao longo da próxima semana, as temperaturas devem voltar a subir na região.