A sexta-feira será marcada pela atuação do ciclone próximo à Região Sul: INMET alerta para rajadas de até 100 km/h
Um ciclone traz risco de ventos intensos e chuvas volumosa nesta sexta-feira sobre o estado do Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas e rajadas de até 100 km/h.
O processo de formação de um ciclone extratropical se iniciou na noite da última quarta-feira (14). Os acumulados até a quinta-feira (15) passaram dos 100 mm no litoral norte de Santa Catarina e variaram de 30 a 80 nas demais áreas do leste catarinense e no centro-leste do Rio Grande do Sul.
A Região Sudeste também sofreu influência da formação do ciclone e chuvas expressivas também proporcionaram acumulados elevados de até 74 mm na porção centro-norte do estado de São Paulo.
Com a formação do ciclone, o sistema se deslocam mais para o sul, com centro próxima à costa do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (16), o que deixam em alerta para chuvas intensas e para rajadas de ventos de 60 a 100 km/h o leste do estado gaúcho. Já os demais estado do Sul registram um tempo mais firme com muita nebulosidade e possibilidade de chuvisco na metade oeste e predomínio de sol nas áreas do leste.
Alertas e destaques da previsão do tempo para a sexta-feira
Na madrugada, o núcleo do ciclone esse encontra próximo da costa entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essa aproximação traz potencial de chuvas intensas em todo o nordeste e leste do Rio Grande do Sul e no extremo sul catarinense, o que traz potencial para alagamentos. No litoral norte gaúcho, há alerta para rajadas de vento de até 100 km/h. Na região de Porto Alegre, os ventos podem atingir intensidade máxima de 60 km/h.
No início da manhã, as chuvas começam a perder força, mas ainda podem ocorrer com moderada intensidade na Serra, litoral norte e na região metropolitana de Porto Alegre. Na sul e meio-oeste catarinenses e no oeste do Paraná, muita nebulosidade e potencial de chuva fraca e chuvisco. Quanto aos ventos, ainda há risco para rajadas de 60 a 80 km/h no litoral gaúcho.
No restante da manhã, as chuvas passam a ocorrer com fraca intensidade e restritas à região de Porto Alegre, à Serra Gaúcha e ao litoral norte gaúcho. Os ventos continuam intensos e as rajadas podem chegar aos 75 km/h no litoral norte. Na porção oceânica próxima à costa, as rajadas podem passar dos 100 km/h.
No restante da sexta-feira (16), a chuva vai diminuindo e a partir do fim da tarde já não acontece mais na Região Sul. Os ventos também vão perdendo intensidade gradativamente e as rajadas não devem passar dos 60 km/h no litoral do Rio Grande do Sul.
No processo de afastamento do ciclone extratropical, uma massa de ar inicia a sua incursão pela Região Sul e o sistema vai influenciar durante todo o fim de semana o centro-sul do Brasil, proporcionando um período de tempo firme, com sol entre poucas nuvens e frio.