Acumulado de chuva para a primeira semana de julho: onde e como chove no Brasil na próxima semana

Mesmo no período seco, as chuvas acontecem no Brasil na próxima semana no extremos do país, mas também em parte do Sul e do Sudeste. Saiba como e onde vai chover durante a primeira semana de julho.

previsão de chuvas
Na primeira semana de julho, há previsão de chuvas em todas as regiões do Brasil. Não há risco para eventos extremos.

A primeira semana de julho será marcada pelo contraste térmico proporcionado pela atuação de uma massa de ar polar, que derrubou as temperaturas no centro-sul do Brasil no fim de semana, e ar mais quente proveniente da porção centro-norte do país.

No entanto, frente frias, regiões de cavado, ventos de leste e atividades convectivas vão ser os principais causadores das chuvas no Brasil na próxima semana, com previsão em todas as regiões.

Região Sul

A semana começa com predomínio do tempo firme em toda a Região Sul, com poucas ou nenhuma nuvens no céu na segunda (01) e na terça-feira (02).

No entanto, na quarta-feira (03), uma região de cavado se forma na madrugada, provocando aumento da nebulosidade no Rio Grande do Sul e para chuvas pontuais e de fraca intensidade na região Central, na porção leste do Oeste e sul do Norte do estado.

previsão do tempo Região Sul
Previsão de precipitação e nebulosidade para a madrugada da quarta-feira. Região de cavado contribui para chuvas no Rio Grande do Sul.

No início da manhã, as instabilidades se deslocam para leste e atingem a região metropolitana de Porto Alegre, a serra e litoral norte. As chuvas podem ocorrer com moderada intensidade. Essa condição se mantém até o período da noite, com chuva de fraca intensidade e mais pontual, estendendo-se até o Oeste no período da noite.

Na quinta-feira (04), a região de cavado de o tempo nublado em todo o Rio Grande do Sul, com nuvens menos densas no sul do estado. Há previsão de chuva fraca e pontual ao longo de todo o dia no Oeste, região Central, região de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte. Em Santa Catarina, o tempo fica nublado em toda a faixa leste, mas com previsão de chuva fraca somente no sul do estado e no período da noite.

A previsão aponta para acumulado semanal de até 40 mm no Rio Grande do Sul. No entanto, esse volume serio o pior caso de intensidade das chuvas. Não há potencial para eventos intensos ou transtornos pode conta das chuvas.

Na sexta-feira (05), não há mudança na previsão na Região Sul, o tempo segue instável somente no Rio Grande do Sul, com chuvas de fraca intensidade ao longo do dia, no Oeste, região Central, de Porto Alegre, Serra, Litoral Norte e Sul das Missões e Norte do estado.

previsão de chuva
Acumulados até o fim da semana podem chegar aos 40 mm no pior dos casos.

No leste de Santa Catarina e do Paraná, a nebulosidade aumenta ao longo dia, e há previsão de chuva fraca e chuvisco no fim da noite, com maior probabilidade para a porção litorânea.

Região Sudeste

Para o Sudeste do Brasil, há previsão de chuvas somente no início da semana, com tempo firme para todos os estados a partir de quarta-feira (03). As chuvas ocorrem de forma muito pontual e isolada e somente para uma pequena parte da Região.

Na segunda-feira (01), uma região de cavado deixa o tempo instável no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

previsão do tempo
Previsão de chuvas e nebulosidade para a manhã da segunda-feira.

Pela manhã, no território paulista, previsão de chuva de fraca a moderada intensidade no oeste, norte e nordeste do estado, com chuva fraca na porção central. O tempo fica nublado e sem chuvas na faixa leste. No Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineiro e no Espírito Santo, previsão de chuva fraca e chuvisco.

A partir da tarde, o tempo firme começa a predominar em todo o estado de São Paulo, sem ocorrência de chuvas no período da noite. Já nas demais áreas, com ocorrência de chuvas, o tempo instável continua, mas somente no fim da noite que há a redução do potencial da precipitação.

previsão do tempo Sudeste
Previsão de chuvas fraca e baixos acumulados na Região Sudeste.

Na terça-feira (02), o tempo firme predomina em praticamente todo o Sudeste. A exceção fica para o Espírito Santo, onde o tempo continua nublado, com ocorrência de chuva fraca e chuvisco, que cessam de fato a partir do fim da tarde.

Região Centro-Oeste

Previsão de chuvas no Centro-Oeste é apara apenas a madrugada da segunda-feira (01), no Mato Grosso do Sul, na porção centro-leste do estado, incluindo a região de Campo Grande. Não há potencial de grandes acumulados, apenas chuva fraca.

previsão do tempo centro-oeste
Previsão de chuvas e nebulosidade para a manhã da segunda-feira. Chuvas podem atingir de forma isolada a região de Campo Grande.

Para o restante da semana, o tempo seco e ensolarado, com grande amplitude térmica predomina em todo o Centro-Oeste.

Região Nordeste

Poucas chuvas estão previstas para a próxima semana no Nordeste, devido a fraca atuação dos ventos de leste, que contribuem mais para nebulosidade do que para chuvas na faixa leste da Região. Já na porção norte, há previsão de chuvas pontuais.

Na segunda-feira (01), previsão de chuva fraca e muito pontual somente para as capitais Salvador e Aracaju e para o leste da Bahia durante o período da manhã.

Na terça-feira (02), as chuvas continuam ocorrendo somente pela manhã em todo o leste da Bahia, sem intensidade expressiva. Somente em Natal, há a possibilidade de chuva mais forte e abrangente, que ocorre com fraca a moderada intensidade.

previsão Nordeste
Previsão do tempo de acumulados baixas e sem potencial para transtornos ao longo da semana no Nordeste.

Para o restante da semana, o mesmo padrão de chuvas ocorrendo durante a madrugada e manhã no leste da Bahia se mantém. Mudança, somente na sexta-feira (05), quando passa a chover em Maceió, Recife, João Pessoa e Natal, com fraca intensidade.

Na faixa norte do Nordeste, há previsão de chuva somente na tarde da quarta-feira (03), que ocorre na forma de pancadas isoladas nas regiões próximas a São Luís, no Maranhão.

Região Norte

A Região Norte mantém o mesmo padrão dos últimos dias, com chuvas ocorrendo na porção norte da Região e com maior intensidade a partir da tarde. Norte do Amazonas, Roraima e o Amapá vão registrar os maiores acumulados da semana.