Alerta de calor: padrão de bloqueio atmosférico promete elevar as temperaturas na próxima semana no Centro-Sul do Brasil
O verão não dará trégua ao Brasil tão cedo! Na próxima semana os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste enfrentarão mais uma sequência de dias com temperaturas muito acima do normal devido a um padrão de bloqueio atmosférico.
O verão pode estar acabando, mas o calor e as altas temperaturas parecem que não darão trégua no Brasil tão cedo! Os últimos dias têm sido marcados por temperaturas elevadas e uma forte sensação de calor em grande parte do Brasil, com algumas regiões registrando sensação térmica acima dos 40°C, como foi o caso do bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, que registrou sensação térmica de 47.5°C na tarde de terça-feira (05).
Diversas cidades têm registrado temperaturas máximas muito acima dos 30°C, beirando os 40°C! Como foi o caso de Paranapoema (PR), que registrou 38°C e Campos dos Goytacazes (RJ): 37,8°C e Bebedouro (SP) que registrou 37.4°C entre segunda e terça-feira, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Uma frente fria que vem se deslocando pelo litoral das regiões Sul e Sudeste será a principal responsável por um alívio do calor e diminuição das temperaturas nessas regiões, principalmente nos estados do Sul e do leste da região Sudeste. A capital paulista, por exemplo, que antes vinha registrando temperaturas máximas de 30°C, registrará máximas próximas de 25°C nesta quarta (06) e quinta-feira (07).
Entretanto, esse alívio do calor será muito breve, com as temperaturas se elevando gradualmente durante o final dessa semana, voltando ao patamar de 30°C em muitas regiões. E, para a tristeza daqueles que já não aguentam mais o calor, as temperaturas deverão se elevar ainda mais na próxima semana!
Calorão deve retornar na próxima semana no centro-sul do Brasil
Após esse alívio do calor, acompanhado também pelo retorno das chuvas, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste voltarão a registrar um padrão meteorológico mais seco e com altas temperaturas na próxima semana, que se inicia na próxima segunda-feira (11). Inclusive a previsão de anomalia média de temperatura semanal do modelo ECMWF sinaliza que a próxima semana será de temperaturas de 3 a 6°C acima da média em partes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Essa mudança do tempo está associada ao estabelecimento de uma crista nos médios níveis da atmosfera, que estabelecerá um bloqueio atmosférico sobre o centro-sul do Brasil, inibindo a passagem das frentes frias e propiciando os dias de céu claro e temperaturas elevadas. A circulação anticiclônica associada a esse padrão de bloqueio também impulsionará os ventos de norte sobre o centro-sul do Brasil, o que ajudará no transporte de calor vindo da porção tropical do país, aumentando ainda mais as temperaturas.
No Sul do Brasil os termômetros já poderão disparar no início da semana, atingindo valores máximos de temperatura entre terça (12) e quarta-feira (13). A cidade de Porto Alegre, por exemplo, registrará máximas de 33 e 34°C na terça e quarta-feira, respectivamente. Nos demais estados do centro-sul, as temperaturas começarão a se elevar no início da semana, mas atingirão seus máximos a partir de quarta (13) ou quinta-feira (14), quando o padrão de bloqueio estará bem estabelecido.
Na quarta-feira (13) o modelo do ECMWF está prevendo temperaturas máximas entre 32 a 36°C em diversas partes do centro-sul do Brasil, como o Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, noroeste do Paraná, noroeste de São Paulo, grande parte do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. Nas demais partes dessas regiões as máximas deverão ficar próximas dos 30°C.
Inclusive não podemos deixar de mencionar os países vizinhos a essas regiões mencionadas. No sul da Bolívia, Paraguai e norte da Argentina o modelo do ECMWF prevê temperaturas que facilmente poderão atingir os 40°C e inclusive passar disso, como é o caso do Paraguai, onde as temperaturas poderão chegar a 44°C!
O calor promete ser intenso em grande parte do centro-sul do Brasil ao longo de toda a próxima semana, com uma perspectiva de alívio apenas a partir do próximo final de semana, entre os dias 16 e 17 de março. Entretanto, esse alívio será restrito ao Sul do Brasil, especialmente ao Rio Grande do Sul, enquanto isso as demais regiões continuarão enfrentando as altas temperaturas, sem perspectiva de alívio, por enquanto.