Alerta: ciclone e frente fria trazem frio e tempestades severas nos próximos dias
Um ciclone extratropical está se formando e, nos próximos dias, sua frente fria associada trará tempestades severas e frio para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Após um período de alguns dias mais calmos no país, um ciclone extratropical está se formando entre o Uruguai, o leste da Argentina e o oeste do Rio Grande do Sul e vai causar tempestades severas nos próximos dias.
Sua frente fria associada trará chuvas para o Brasil já no final desta quinta-feira (17), quando tempestades atingem a fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Ao longo da sexta-feira (18), o sistema avança pelo território gaúcho e começa a causar pancadas de chuva também no Mato Grosso do Sul e em Santa Catarina.
Há possibilidade de rajadas de vento fortes de até 100 km/h no Sul, além de acumulados de chuva de até 100 mm e descargas elétricas. Há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e objetos altos, além de alagamentos e enchentes.
No Sábado (19), a frente continua causando chuvas em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul - mas o sistema também avança e atinge outros estados como o Paraná, São Paulo e, no fim do dia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As tempestades, no entanto, não serão tão intensas no sudeste, e os acumulados esperados são baixos.
Para finalizar o fim de semana, no domingo (20) o sistema continua mantendo o tempo chuvoso em boa parte do Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A exceção é o Rio Grande do Sul, onde o tempo volta a ficar predominantemente seco após o estado registrar os maiores acumulados esperados.
Além das chuvas, o sistema vai fazer as temperaturas caírem?
A resposta é sim. Entre a sexta-feira e o domingo, espera-se também que a entrada de uma massa de ar frio faça as temperaturas caírem em boa parte do Brasil. Há inclusive risco de geadas no Rio Grande do Sul durante o fim de semana.
Essa queda de temperaturas já será sentida no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (18). Durante o sábado, o frio chega à Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Triângulo Mineiro e até mesmo parte de Goiás, trazendo um alívio para as altas temperaturas registradas nas últimas semanas.
Em caso de rajadas de vento e tempestades, existe risco de descargas elétricas (raios) e queda de galhos e objetos. Portanto, é recomendado:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
- Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
- Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.
Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para acompanhar as previsões para seu município específico, não deixe de conferir o site da Meteored | Tempo.com.