Alerta de chuva volumosa no litoral de São Paulo e de tempestades no Rio de Janeiro. Os volumes podem passar dos 200 mm
Previsões indicam possibilidade de chuva severa no litoral paulista e no estado carioca, com acumulados que podem passar dos 200 mm de chuva e altíssimo risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
As últimas previsões tem indicado acumulados altíssimos de chuva no litoral de São Paulo e tempestades intensas no Rio de Janeiro, especialmente durante esta quinta-feira (25) e sexta-feira (26). Em pontos isolados, os acumulados de chuva podem passar dos 200 mm até Domingo (28).
A chuva é causada por uma configuração característica da circulação dos ventos, que transporta umidade do oceano em direção ao continente. Quando o transporte se choca com a Serra do Mar, o ar ascende e forma chuvas induzidas pelo relevo, um tipo de precipitação chamada de orográfica. O mesmo mecanismo já tem causado acumulados imensos no litoral de Santa Catarina e do Paraná nos últimos dias.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas significativos para ambos os estados. No primeiro, pontua-se, para o leste e litoral de São Paulo, risco de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além de risco altíssimo de deslizamentos de encostas.
O segundo alerta, emitido para o Rio de Janeiro, alerta para chuvas de 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de até 60 km/h. Há risco de alagamentos e deslizamentos, cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores e descargas elétricas.
Em caso de rajadas de vento fortes e tempestades com raios, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Pelo menos três dias de frio e chuva volumosa no litoral do Sudeste
O tempo no Sudeste já tem se mostrado bastante instável nos últimos dias. Desde o último fim de semana, tempestades e chuvas frequentes estão se formando na região. Só entre o sábado (20) e o domingo (21), por exemplo, Sorocaba (SP) registrou 190 mm de chuva.
A chuva orográfica ainda será impulsionada pela formação de uma região de baixa pressão no Oceano Atlântico. O sistema já está ganhando força ao longo desta quinta-feira (25), e as chuvas intensas no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro continuarão durante a sexta-feira (26) e início de sábado (27).
Entre o sábado (27) e o domingo (28), a chuva vai perdendo intensidade e a nebulosidade vai desaparecendo aos poucos. No entanto, o tempo não deve ficar completamente seco, e ainda há possibilidade de pancadas rápidas de chuva durante o fim de semana.
Além disso, a tendência para São Paulo e para toda a região Sul continua sendo de temperaturas mais baixas que o normal até este fim de semana. Em São Paulo capital, as mínimas giram em torno dos 16°C e as máximas por volta de 26°C, enquanto Curitiba registrará mínimas de 13°C e máximas de 23°C.
Os valores exatos de temperatura e acumulados de chuva podem variar bastante de um município para outro. Por isso, para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante este fim de semana, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.