Alerta de brusca mudança do tempo no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro: sensação de frio vai até o fim de semana

Passagem de uma frente fria vai mudar o tempo no leste do Sudeste e provocar queda acentuada nas temperaturas. Saiba o que esperar e até quando dura.

chuva
Frente fria vai mudar o tempo de maneira brusca nos próximos dias em partes do Sudeste.

A semana começou seca, ensolarada e muito quente no Sudeste como um todo devido a atuação da intensa onda de calor que vem chamando a atenção sobre o Brasil central desde o finalzinho de setembro.

Com os dias de tempo firme e quentes, a preocupação tem ficado em cima dos baixos índices de umidade relativa do ar, além, claro, da alta concentração de poluentes em suspensão, especialmente nos grandes centros urbanos, mas isso pode mudar a partir da próxima madrugada.

Chegada de mais uma frente fria vai provocar mudanças bruscas no tempo no leste do Sudeste. Parte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e Espírito Santo podem ser impactados por chuva e frio, algo que tende a durar até o fim de semana.

Apesar da mudança que deve ser bastante significativa, as instabilidades não vão atingir todo o Sudeste, ou seja, grande parte da região continuará de fato seca, ensolarada e muito quente ainda. A onda de calor continuará entre o oeste e norte paulista e o Triângulo Mineiro com máximas de até 40°C.

Mudanças no tempo começam nessa madrugada

Já nessa próxima madrugada são esperadas as primeiras mudanças no tempo com a chegada da frente fria que continua a avançar nessas próximas horas pela região Sul do Brasil. Logo nas primeiras horas da quinta-feira (03) o sistema atinge São Paulo.

frente
Frente fria vai avançar e chegar ao estado de São Paulo já nessa próxima madrugada. Chuva e frio podem durar até o fim de semana.

O mapa acima mostra a formação do sistema frontal que recebe o suporte de uma área de baixa pressão atmosférica bastante afastada no oceano e outra no interior do continente. Como o sistema que carregada essa umidade está mais afastado, as nuvens de chuva ficarão mais concentradas nas áreas costeiras.

Isso significa que as mudanças no tempo ocorrerão na porção leste do Sudeste e tem previsão de chuva entre o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Essa chuva pode se estender por alguns dias sobre a região, o que vai garantir essa mudança mais expressiva no tempo que deixa de ser seco, ensolarado e quente para ser nublado, chuvoso e frio.

O mapa acima mostra o volume total esperado até o sábado (5) à noite, e o que chama a atenção é que apesar de ser uma chuva irregular e pontual o Sudeste, cerca de 95 milímetros podem ser registrados no litoral norte paulista, não se descartando o potencial para transtornos.

É fato que na maior parte das cidades o volume esperado é bem menor, mas essa frente fria chegará com potencial para alguns transtornos e estragos pontuais nessas áreas em rosa do mapa. É notório que na maior parte do Sudeste não há previsão de chuvas por enquanto.

Com a chuva vem o frio

Além do alívio gerado com as precipitações esperadas, essa frente fria provocará outra mudança significativa no leste da região, a queda acentuada de temperatura. Do calorão à sensação de frio, algo que pode durar até o fim de semana.

frio
Com passagem de frente fria, temperatura cairá de forma brusca no leste do Sudeste a partir desta quinta-feira (03).

O mapa acima mostra que após o calorão registrado hoje, amanhã a tarde o cenário bem diferente com máximas na casa de 20°C em São Paulo capital e cidades ao redor. Todas as áreas em amarelo sentirão essa queda expressiva das temperaturas de um dia para o outro.

Vale ressaltar que as temperaturas amenas e o alívio do calor excessivo podem persistir por mais alguns dias. Na capital paulista fará 22°C na quinta, 19°C na sexta e 20°C no sábado, e só no domingo subirá para 27°C.

No Rio de Janeiro o friozinho também chegará em pleno mês de outubro, já que após os 38°C de hoje, fará 27°C amanhã, 23°C na sexta, 24°C no sábado e 25°C no domingo.

Apesar do alívio gerado pelas chuvas e pela sensação de frio nesses próximos dias, vale ressaltar que não será um cenário duradouro, visto que na próxima semana o calor volta a ser generalizado no Sudeste e a onda de calor ainda chamará a atenção durante a primeira quinzena de outubro.