Uma frente fria próximo a costa do Rio de Janeiro vem persistindo sobre o estado desde o meio da semana, contribuindo para a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ao longo dessa sexta-feira (23) o sistema frontal se mantém na altura do Rio de Janeiro provocando chuva a qualquer hora do dia do litoral norte paulista ao sul do Espírito Santo . Há potencial para chuva forte nessas regiões, principalmente na parte da tarde. Nas demais áreas da região, chove forte apenas no estado de Minas Gerais, com risco para alagamentos e descargas elétricas. Em São Paulo ocorre chuva fraca apenas na faixa leste devido a ventos que sopram do oceano em direção a costa.
Acumulado de chuva da sexta-feira (23) até o domingo (25) segundo o modelo ECMWF . No fim de semana, o sistema frontal avança mais para o norte e se afasta em direção ao oceano, deixando o sábado (24) e o domingo (25) com bastante nebulosidade sobre o estado do Espírito Santo, e norte do Rio de Janeiro e de Mina Gerais. Há previsão de pancadas de chuva para essas áreas, principalmente para o estado capixaba, onde são esperados volumes elevados.
Nos estados pertencentes ao cone sul, o tempo fica firme com maior concentração de nebulosidade no leste de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Há potencial para chuva fraca na parte da tarde do fim de semana nessas localidades. No Rio Grande do Sul a nebulosidade aumenta no domingo (25) em decorrência de uma condição mais instável nos níveis mais altas da atmosfera, o que proporciona pancadas de chuva isoladas no centro-sul do estado.
Tendência para a próxima semana Na próxima semana a tendência é que as chuvas ocorram mais no Centro-Sul do país , trazendo alívio ao Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, o tempo se mantém instável com pancadas de chuva mais isoladas na parte da tarde e noite. Tempo mais firme do norte de Minas Gerais até o interior do Nordeste.