Alerta de chuvas intensas e de tempestades severas a partir desta quarta-feira no Brasil; vejas as regiões de risco

Nos próximos dias, o avanço de um sistema frontal traz possibilidade de pancadas de chuva para praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas o tempo ainda pode permanecer firme em alguns estados. Confira detalhes da previsão.

Nesta terça-feira, o destaque do tempo no centro-sul do Brasil é um cavado (região de baixa pressão) no rastro de uma frente fria que está localizada na altura do Uruguai. Conforme os sistemas avançam em direção norte, chuvas podem se intensificar na região Sul já ao longo desta terça-feira (26).

As tempestades trazem risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enchentes de rios e descargas elétricas (raios) especialmente na região Sul.

Nos dias seguintes, há possibilidade de pancadas de chuva em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas o tempo ainda pode permanecer firme em algumas regiões. Confira detalhes da previsão a seguir

Como as chuvas se desenvolverão ao longo da semana

Nesta quarta-feira (27), na região Sul, tempestades se formam no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina, mas o tempo permanece firme no Paraná. Isso ocorre devido à estrutura de frente fria e cavado que estão se aprofundando e devem avançar pelo país nos dias seguintes.

Previsão de conteúdo de água precipitável na quarta-feira.
Previsão de conteúdo de água precipitável na quarta-feira mostra que há poucas condições para formação de chuvas na região Sudeste, onde a atmosfera está mais seca (cores esverdeadas).

No Sudeste, chove apenas em Minas Gerais, mais especificamente no Noroeste e extremo norte do Estado. Todo o restante de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo permanecem com tempo firme.

Na região Centro-Oeste, tempestades se formam em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, o tempo segue predominantemente firme e chuvas atingem apenas a região do Pantanal.

Na Quinta-feira (28), com o avanço do sistema na região Sul, tempestades se formam nos três Estados, inclusive Paraná. Este mesmo sistema também faz as chuvas voltarem ao Mato Grosso do Sul, embora ainda com volumes baixos. Isso significa que todos os estados do Centro-Oeste registrarão chuvas.

Previsão de densidade de raios na quinta-feira.
Previsão de densidade de raios na quinta-feira mostra uma grande quantidade de tempestades se formando entre o Paraná e oeste de São Paulo, além da região Centro-Oeste.

No Sudeste, as chuvas se intensificam no litoral sul paulista e nos municípios próximos da divisa com o Paraná, e também no Alto Paranaíba em Minas Gerais, mas no restante da região o tempo continua firme.

Na Sexta-feira (29), pancadas de chuva ainda podem atingir toda a região Sul ao longo do dia. No Sudeste, tempestades voltam a se formar em praticamente todos os Estados, exceto no extremo noroeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Enquanto isso, no Centro-Oeste, chuva também se forma em todos os estados.

Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira.
Previsão de probabilidade de chuva na sexta-feira mostra regiões onde chuva pode se formar, que incluem grande parte do Sul e Sudeste e praticamente todo o Centro-Oeste do Brasil.

Isso indica que, num geral, a sexta-feira (29) será o dia mais chuvoso da semana.

Ao longo do Sábado (30), para fechar o mês, com o deslocamento do sistema em direção norte, muitos municípios da região Sul passam a registrar volumes menores de chuva e tempo mais firme, apenas com possibilidade de chuvas fracas. Enquanto isso, chuvas mais pronunciadas atingirão todos os Estados do Sudeste e do Centro-Oeste.

Vale notar que, na região Sul, as chuvas se formarão de maneira um pouco mais generalizada. No entanto, no Sudeste e Centro-Oeste, as pancadas de chuva se formam de maneira mais localizada e não generalizada, numa forma típica do verão.

Isso significa que alguns municípios podem ser atingidos pela chuva e registrar acumulados altos, enquanto em outros municípios o tempo permanece mais firme. As previsões indicam onde há maior ou menor chance de ocorrência de chuva, e nunca uma certeza absoluta.

Por isso, para conferir mais atualizações e verificar as probabilidades de chuva no seu município durante os próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.