Alerta de chuvas muito intensas, rajadas de vento e para o risco tempestades severas na Região Sul até a quinta-feira
A partir do fim do dia desta terça-feira (16), instabilidades avançam pela Região Sul. Há alerta de chuvas intensas e riscos e tempo severo no Rio Grande do Sul, que se estendem para os demais estados na quarta-feira (17).
Uma região de cavado, que é uma extensão de uma baixa pressão na Argentina, nesta terça-feira (16), já contribui para a formação de instabilidades bastante desenvolvidas entre o leste argentino e o Uruguai.
Esse mesmo sistema começa a avançar em direção ao Sul do Brasil no período da tarde e, por volta das 15:00, as primeiras pancadas e tempestades pontuais já atingem a região da Campanha e Oeste do Rio Grande do Sul. Até o fim do dia, as chuvas intensa já ocorrem com maior abrangência e potencial para transtornos nessas regiões gaúchas, com instabilidades já começando a se desenvolver nas Missões, Norte e região de Porto Alegre.
Ao mesmo tempo, de forma muito isolada, pancadas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestades, atingem a porção central e leste de Santa Catarina, o sul e litoral do Paraná.
No período da noite, alerta para o risco extremo de tempestades severas na região Central, Sul, Campanha e Oeste do Rio Grande do Sul. Na região de Porto Alegre, as instabilidades passam a atuar mais para o fim da noite e início da madrugada.
Quarta-feira: risco de tempestades severas e acumulados de mais de 150 mm
Na madrugada da quarta-feira (17), a região de cavado evolui para uma baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul e toda a metade sul do estado mais áreas do norte próximas à região Central ficam sob alerta de tempo severo e de chuvas intensas. No decorrer do avanço das instabilidades e da intensificação do sistema, intensas rajadas de vento de até 80 km/h podem provocar transtornos. Somente nesse período mais de 40 mm podem se acumular, provocando alagamentos.
No período da manhã, as chuvas intensas e tempestades continuam a ocorrer em boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo agora o norte do estado, com diminuição das chuvas no extremo sul e sudeste do estado. Elevado potencial para transtornos pela ocorrência de tempestades severas, alagamentos e inundações.
Mais para o fim do período, instabilidades se formam e provocam as primeiras pancadas do dia no meio-oeste de Santa Catarina e nos extremos oeste e sudoeste do Paraná
No período da tarde, as chuvas intensas e tempestades continuam na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, e passam a ocorrer também em todo o estado de Santa Catarina, oeste e sudoeste do Paraná. Mais para o fim do dia, as instabilidades atingem o leste do Paraná, deixando em alerta a região de Curitiba.
No período da noite, as chuvas perdem abrangência, mas ainda ocorrem no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, no sul de Santa Catarina e no leste do Paraná.
Os acumulados no dia podem passar dos 150 mm e chegar aos 200 mm na região Central, Sul e leste do Rio Grande do Sul, proporcionando elevado potencial de alagamentos e inundações repentinas.
Quinta-feira: alívio no Rio Grande do Sul e alertas em Santa Catarina e no Paraná
Na quinta-feira (18), uma frente fria se forma e atua sobre o estado de Santa Catarina. Essa condição permite a atuação de uma massa de ar mais fria sobre o Rio Grande do Sul, mas mantendo a circulação de leste. Assim, o tempo firme predomina em boa parte do território gaúcho, com tempo mais fechado e com chuva fraca muito pontual e chuvisco nas áreas do leste.
Em Santa Catarina, alerta de chuvas intensas e tempestades já no período da manhã no oeste e centro-sul do estado, com possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade na faixa leste até a região de Florianópolis.
No fim da manhã e no início da tarde, as chuvas se espalham por Santa Catarina mantendo o alerta de chuvas intensas e de tempestades. As instabilidades também passam a atuar no centro-sul e leste do Paraná.
No período da tarde, o sistema se mantém estacionário sobre o estado de Santa Catarina, com chuvas intensas deixando em alerta a região central, o leste e norte do estado. Chuvas de moderada a forte intensidade continuam a ocorrer no oeste catarinense. No Paraná, pancadas e o risco de tempestades pontuais deixam em alerta o oeste, porção central e leste do estado.
No período da noite, as chuvas diminuem em boa parte, mas continuam com moderada a forte intensidade no oeste de Santa Catarina, reduzindo no fim do período e no início da madrugada da sexta-feira (19).