Alerta de chuvas muito volumosas e intensas na Região Nordeste
Um padrão diferente de distribuição das chuvas será observado nos próximos dias, com a concentração da precipitação no centro-norte do país e redução no centro-sul. Há alerta de temporais e principalmente de chuvas volumosas e intensas na Região Nordeste.
O padrão da distribuição da precipitação muda até o meio da semana, com eventos de chuva mais intensos e volumosos concentrados no centro-norte do país, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Apesar disso, ainda há previsão de pancadas e temporais na Região Sudeste.
Os alertas de tempo severo e elevado volume se concentram mais nos estados da Bahia, do Maranhão e do Piauí. Evento este também que representa um início antecipado das chuvas para o Nordeste.
Alertas e destaque da previsão do tempo
Nos últimos dias, uma frente fria avançou de forma costeira pelas regiões Sul e Sudeste, contribuindo para a formação de um corredor de umidade até a oeste da Região Norte, que distribuiu pancadas isoladas e temporais pontuais no Centro-Oeste, Sudeste e Região Sul.
Esse mesmo sistema mantém o seu avanço de forma mais oceânica, o que favorece o deslocamento da umidade para o centro-norte do país, bem como a formação de cavados no leste do Nordeste que potencializam as chuvas.
Na segunda-feira (24), o sistema frontal atua entre o Espírito Santo e o sul da Bahia e os ventos de leste ficam mais intensos e transportam mais umidade para o leste do Nordeste. Pela manhã, o tempo fica nublado com chuva fraca alternando com períodos de melhoria no Espírito Santo, no norte de Minas Gerais, no centro-sul e leste da Bahia. Entre o Tocantins e o Pará, instabilidades podem se formar e provocar chuvas intensas.
A partir de meados da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e chuvas de até forte intensidade se espalham pelo centro-oeste da Região Norte e ocorrendo de forma mais isolada pelo Tocantins, norte de Goiás, do Mato Grosso e de Minas Gerais.
No Nordeste o destaque fica para a Bahia, onde temporais pontuais podem ocorrer em todo o interior do estado e na porção leste, do sul até a altura de Camamu, há alerta de chuva forte e intensa, que podem provocar transtornos.
Na terça-feira (25), a frente fria se encontra mais afastada no oceano, mas a formação de cavados e condição instável nos níveis mais elevados da atmosfera possibilitam uma condição mais favorável a formação de nebulosidade e de instabilidades.
Pela manhã, muita nebulosidade desde o leste e norte do Sudeste até o interior do Nordeste e praticamente toda a Região Norte passando pelo norte de Goiás e do Mato Grosso. Alerta de chuvas muito intensas e temporais entre o Tocantins, o Pará e o sul do estado do Maranhão do Piauí. Na Bahia, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas em todo o leste do estado, o que inclui a região de Salvador.
No período da tarde, as instabilidades de intensificam e há elevado potencial para transtornos em todo o interior da Região Norte, no norte do Mato Grosso e de Goiás, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no extremo oeste de Pernambuco e em todo o estado da Bahia, sendo neste último, com chuvas intensas ocorrendo de forma mais abrangente em todo o leste. Há potencial para transtornos por intensas rajadas de vento e por elevado volume, que podem resultar em alagamentos e inundações.
Na quarta-feira (26), as chuvas intensas e regiões de alerta diminuem. No entanto, ainda há potencial para eventos intensos no leste da Região Norte e nos estados do Maranhão, Piauí e principalmente da Bahia.
Na madrugada, as chuvas voltam a ganhar força e deixam alerta para o norte do Tocantins, leste do Pará, centro-sul do Maranhão e do Piauí, e no centro-norte e leste da Bahia. No entanto, a região com maior potencial para evento intenso de precipitação e transtornos é a região de Salvador, Camamu, Valença, de Vitória da Conquista, de Feira de Santana, de Jacobina e Itaberaba. Essa condição se mantém até pelo ao longo da manhã.
No período da tarde, as instabilidades se espalham mais e as chuvas se tornam mais abrangentes deixando em alerta para temporais e chuvas intensas todo o interior do Pará, o estado do Tocantins, o centro-sul do Maranhão e do Piauí, o oeste de Pernambuco e todo o estado da Bahia. Alerta especial para chuva muito volumosa entre Feira de Santana, Lage e Salvador, onde há elevado potencial para alagamentos, inundações e deslizamentos.
A partir do fim do dia, as chuvas diminuem de intensidade e ocorrem de forma mais isolada, diminuindo o potencial para transtornos. No entanto, ainda há regiões que podem receber precipitação de moderada a forte intensidade.