Alerta de elevado volume de chuva para o leste de SC, do PR e sul de SP
Nos próximos dias, chuvas de moderada a forte intensidade podem acumular mais de 100 mm no leste de Santa Catarina, do Paraná e no sul de São Paulo somente no início desta semana.
No fim da última semana, as chuvas voltaram a ocorrer com maior intensidade e até mesmo na forma de intensos temporais no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul.
Essa condição se mantém nos próximos dias, com um padrão mais isolado no Brasil Central e mais abrangente na Região Norte e em parte da Região Sul e do estado de São Paulo, sendo o centro-leste de Santa Catarina, o leste do Paraná e o sul paulista com maior potencial para transtornos em virtude dos acumulados que podem passar dos 100 mm até a terça-feira (17), e chegar aos 150 mm até o fim da semana.
A seguir, confira os destaques e alertas da previsão do tempo para as regiões Sul e Sudeste.
Região Sul
A partir da tarde deste domingo (18), a condição de chuvas intensas e temporais se mantém para o nordeste do Rio Grande do Sul, para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, com maiores acumulados e maior potencial para transtornos no centro e em toda a faixa leste catarinense.
Na segunda-feira (16), bastante nebulosidade pela manhã, mas sem ocorrência de chuva expressiva pela Região Sul, com tempo firme no norte e oeste do Paraná, no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. Há possibilidade de chuva na região da Serra gaúcha e catarinense e próxima à metropolitana de Porto Alegre.
A partir da tarde, as instabilidades se desenvolvem e trazem potencial de pancadas de chuva forte e de temporais, que podem ocorrer de forma muito intensa no nordeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. No leste catarinense e do Paraná, as pancadas ocorrem de forma mais isolada, mas não se descarta o risco de temporais. A partir do fim do dia, as chuvas diminuem e se mantém com fraca intensidade entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná.
Na terça-feira (17), muita nebulosidade pela manhã na metade leste e norte da Região Sul, sem ocorrência de chuva, com tempo firme na porção oeste.
Com calor e umidade, mais uma vez as instabilidades se desenvolvem, mas agora em praticamente todo o estado do Paraná e de Santa Catarina. No período da tarde, há alerta de pancadas de chuva de até forte intensidade e de intensos temporais no centro-leste e norte de Santa Catarina, no leste, centro, norte e oeste do Paraná.
Mais para o fim do dia, pancadas isoladas atingem o meio-oeste catarinense, o sudoeste paranaense e o nordeste gaúcho, com risco pontual de temporais.
Para o restante da semana, o padrão de tempo mais firme pela manhã, com potencial de pancadas e temporais a partir da tarde se mantém, e as áreas com maior risco de tempo severo são o leste e norte de Santa Catarina, o centro-leste, norte e oeste do Paraná.
Região Sudeste
Nos próximos dias, as chuvas atingem mais o estado de São Paulo, com tempo firme predominando sobre os demais estados do Sudeste que recebem voltar a ser atingidos por temporais e pancadas isoladas a partir do meio da semana.
A tarde do domingo (15), já registra pancadas isoladas e temporais pontuais no leste e norte de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro.
Na segunda-feira (16) e na terça-feira (17), o comportamento das condições do tempo ao longo do dia é bastante semelhante no período da manhã, com tempo mais firme pela manhã em toda a Região, onde há maior concentração de nuvens no estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro.
Já no período da tarde, na segunda-feira (16), as pancadas e temporais deixam em alerta todo o estado de São Paulo, o extremo sul de Minas Gerais, o extremo oeste do Triângulo Mineiro e as áreas de divisa com o território paulista da região. Na terça-feira (17), os temporais ficam restritos ao oeste, noroeste e sul do estado de São Paulo.
No restante da semana, as instabilidades se espalham mais e as chuvas ocorrem de forma mais isoladas, mas não descartando o risco de intensos temporais, em todas as regiões de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineiro, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.