Alerta de evento extremo no Sul: entre o fim de semana e a terça-feira há risco de tempo severo e volumes de até 300 mm!
Um novo episódio extremo de precipitação ameaça a Região Sul nos próximos dias. Tempestade severas e chuvas intensas começam neste fim de semana e se estendem até o início da próxima semana. Os acumulados podem chegar aos 300 mm!
Sob um contexto de bloqueio atmosférico e um possível histórica onda de calor que se está desenhando, a Região Sul está sob alerta do risco de um novo episódio de tempestades severas e de elevadíssimo acumulado que, até o momento, há potencial de até 300 mm entre o sábado (11) e a terça-feira (12), com maior potencial de transtornos a partir do domingo (12).
Em virtude da atuação do bloqueio atmosférico, os sistemas de precipitação se formam e permanecem na Região Sul, mantendo uma frequência diária de chuvas nos próximos dias, que com as altas temperaturas é potencializado, o desenvolvimento das instabilidades, o que aumenta a intensidade das chuvas e, principalmente o risco de tempo severo.
Previsão do tempo, mapas e os alertas de tempo severo
Na madrugada do sábado (11), uma região de cavado se forma entre o Uruguai e a Argentina e já contribui para a formação de instabilidades muito desenvolvidas, que trazem elevado potencial de tempo severo.
No início da manhã, a região de cavado evolui para uma baixa pressão e as chuvas intensas e tempestades começam a atuar no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Essa condição se mantém por toda a manhã, com aumento das temperaturas em toda a Região Sul e temperaturas acima dos 30°C já no fim do período. Devido à presença do sistema, o característico vento de norte pode provocar transtornos na região Central do Rio Grande do Sul.
No período da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul, deixando em alerta para o risco de tempestades em todo o território gaúcho. No sul, porção central e norte de Santa Catarina, há a possibilidade de pancadas de forte intensidade, porém, as instabilidades se formam de forma muito isolada.
No período da noite o potencial de chuvas diminui muito e há previsão de pancadas isoladas somente entre o Oeste e as Missões do Rio Grande do Sul.
No domingo (12), uma nova região de cavado se forma, mas agora entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. Na madrugada, já há alerta para o risco de chuvas intensas e tempestades nas Missões, no Oeste e na região Central do território gaúcho.
No período da manhã, o risco de tempestades se espalha para toda a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre. Do meio para o fim do período, as chuvas aumentam muito no Oeste, Missões e região Central, com elevado potencial de tempo severo e chuvas intensas, que podem provocar inúmeros transtornos.
No restante do dia, os núcleos de chuvas intensas se tornam mais pontuais em atingem todo o Rio Grande do Sul, com maior probabilidade de ocorrência na metade norte do estado. No sul de Santa Catarina, há previsão de pancada de até forte intensidade e risco de tempestades no período da noite.
No início da semana, uma nova região de cavado associada a uma baixa pressão no Paraguai reforça as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e também favorece o tempo instável no meio-oeste de Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná durante a primeira parte do dia da segunda-feira (13).
No período da tarde, as instabilidades se espalham por toda a Região Sul. Ao longo do dia, há elevado potencial de tempo severo e chuvas intensas, com maiores volumes previstos para o estado do Rio Grande do Sul.
Na terça-feira (14), já na madrugada, novamente há o reforço da intensidade do tempo instável em primeiro momento sobre o Rio Grande do Sul e posteriormente, no período da manhã, a migração das instabilidades para Santa Catarina e o Paraná. O tempo fica instável e muito chuvoso no norte gaúcho, em todas as regiões catarinense, no sul, oeste e leste do Paraná.