Alerta de evento extremo no Sul: entre o fim de semana e a terça-feira há risco de tempo severo e volumes de até 300 mm!

Um novo episódio extremo de precipitação ameaça a Região Sul nos próximos dias. Tempestade severas e chuvas intensas começam neste fim de semana e se estendem até o início da próxima semana. Os acumulados podem chegar aos 300 mm!

alerta de eventos extremo
Mais um episódio de chuvas intensas e de tempo severo está previsto para a Região Sul. Potencial de acumulados de 300 mm.

Sob um contexto de bloqueio atmosférico e um possível histórica onda de calor que se está desenhando, a Região Sul está sob alerta do risco de um novo episódio de tempestades severas e de elevadíssimo acumulado que, até o momento, há potencial de até 300 mm entre o sábado (11) e a terça-feira (12), com maior potencial de transtornos a partir do domingo (12).

Em virtude da atuação do bloqueio atmosférico, os sistemas de precipitação se formam e permanecem na Região Sul, mantendo uma frequência diária de chuvas nos próximos dias, que com as altas temperaturas é potencializado, o desenvolvimento das instabilidades, o que aumenta a intensidade das chuvas e, principalmente o risco de tempo severo.

Previsão do tempo, mapas e os alertas de tempo severo

Na madrugada do sábado (11), uma região de cavado se forma entre o Uruguai e a Argentina e já contribui para a formação de instabilidades muito desenvolvidas, que trazem elevado potencial de tempo severo.

No início da manhã, a região de cavado evolui para uma baixa pressão e as chuvas intensas e tempestades começam a atuar no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Essa condição se mantém por toda a manhã, com aumento das temperaturas em toda a Região Sul e temperaturas acima dos 30°C já no fim do período. Devido à presença do sistema, o característico vento de norte pode provocar transtornos na região Central do Rio Grande do Sul.

tempo severo
Previsão de chuvas para a tarde do sábado, quando há maior potencial de tempestades.

No período da tarde, as instabilidades se espalham pelo Rio Grande do Sul, deixando em alerta para o risco de tempestades em todo o território gaúcho. No sul, porção central e norte de Santa Catarina, há a possibilidade de pancadas de forte intensidade, porém, as instabilidades se formam de forma muito isolada.

No período da noite o potencial de chuvas diminui muito e há previsão de pancadas isoladas somente entre o Oeste e as Missões do Rio Grande do Sul.

A combinação do calor com uma condição mais instável da atmosfera, traz o elevado risco de tempo severo para a Região Sul nos próximos dias.

No domingo (12), uma nova região de cavado se forma, mas agora entre a Argentina e o Rio Grande do Sul. Na madrugada, já há alerta para o risco de chuvas intensas e tempestades nas Missões, no Oeste e na região Central do território gaúcho.

No período da manhã, o risco de tempestades se espalha para toda a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre. Do meio para o fim do período, as chuvas aumentam muito no Oeste, Missões e região Central, com elevado potencial de tempo severo e chuvas intensas, que podem provocar inúmeros transtornos.

alerta tempestades
Previsão de chuvas para a tarde do domingo. A partir deste período, o risco de tempo severo aumenta.

No restante do dia, os núcleos de chuvas intensas se tornam mais pontuais em atingem todo o Rio Grande do Sul, com maior probabilidade de ocorrência na metade norte do estado. No sul de Santa Catarina, há previsão de pancada de até forte intensidade e risco de tempestades no período da noite.

No início da semana, uma nova região de cavado associada a uma baixa pressão no Paraguai reforça as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e também favorece o tempo instável no meio-oeste de Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná durante a primeira parte do dia da segunda-feira (13).

Há elevado potencial para transtornos em decorrência das tempestades severas e, principalmente e do elevado acumulado, acarretando em alagamentos e inundações severas.

No período da tarde, as instabilidades se espalham por toda a Região Sul. Ao longo do dia, há elevado potencial de tempo severo e chuvas intensas, com maiores volumes previstos para o estado do Rio Grande do Sul.

alerta de tempo severo
Mapa de densidade de raios realça as áreas com maior potencial de eventos tempestivos intensos. Entre a noite da segunda-feira e a madrugada da terça-feira, há elevado potencial de tempo severo.

Na terça-feira (14), já na madrugada, novamente há o reforço da intensidade do tempo instável em primeiro momento sobre o Rio Grande do Sul e posteriormente, no período da manhã, a migração das instabilidades para Santa Catarina e o Paraná. O tempo fica instável e muito chuvoso no norte gaúcho, em todas as regiões catarinense, no sul, oeste e leste do Paraná.