Alerta de tempestades e muita chuva no centro-norte do Brasil. Sudeste e Centro-Oeste recebem os maiores acumulados
Tempestade Tropical Akará não atingirá o Sudeste e muito menos o Centro-Oeste, mas mesmo assim tempestades fortes se formarão nestas regiões ao longo dos próximos dias. Confira os sistemas atuantes.
A presença de um ciclone próximo à costa das regiões Sudeste e Sul criou uma tendência de se associar todos os eventos meteorológicos que acontecem no Brasil com este sistema incomum. No entanto, a partir de agora, as chuvas que acontecem no centro-norte do país não estão mais associadas diretamente ao ciclone.
O sistema, que se localiza no Oceano Atlântico, foi oficialmente classificado como “Tempestade Tropical Akará” devido à sua intensificação. Ao longo dos próximos dias, ele deve seguir se deslocando em direção sul, mas sua trajetória se mantém afastada do continente, sem riscos de atingir a costa e causar transtornos.
No Sudeste e no Centro-Oeste, outros fenômenos organizam as condições meteorológicas atuais e influenciam o tempo:
- Alta da Bolívia - Sistema caracterizado por uma circulação no sentido anti-horário em altos níveis da atmosfera, que ocasiona convergência nos níveis mais baixos da atmosfera e favorece a formação de tempestades;
- Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - Sistema que atua de maneira oposta à Alta da Bolívia, com circulação no sentido horário; porém que ocasiona instabilidade e tempestades não no seu centro, mas ao seu redor.
O resultado desses sistemas de circulação atmosférica é a formação de um rio atmosférico, ou corredor de umidade, que flui pelo centro do país e, junto à instabilidade, ocasiona a formação de tempestades intensas.
Tempestades se formam em todo o Sudeste e boa parte do Centro-Oeste nessa semana
Nesta segunda-feira (19), há possibilidade de pancadas de chuva em praticamente todo o Sudeste - São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Chuvas também podem se formar em boa parte do Centro-Oeste - Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Em algumas regiões ao oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul, a possibilidade de pancadas de chuva é mais baixa e o tempo firme predomina. Ainda assim, a possibilidade não é nula, e chuvas rápidas podem se formar especialmente durante a tarde e a noite.
Entre terça-feira (20) e quarta-feira (21), a situação se mantém similar e tempestades podem atingir praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, com pancadas se formando em menor intensidade ao oeste de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Ao total, até quarta, os acumulados de chuva podem ultrapassar os 150 mm especialmente em Minas Gerais e em Goiás, onde se formarão as chuvas mais intensas.
Com isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva intensa, com acumulados de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Para conferir exatamente como o tempo estará na sua cidade durante os próximos dias e descobrir se haverá tempestades severas, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.