Alerta de tempo severo e acumulado extremo de chuva na Região Sul nesta virada de mês

O mês de abril se despede com a formação de mais uma frente fria. O sistema vai persistir nos primeiros dias de maio e gerar muita chuva no Sul do país. Veja os alertas.

O mês de abril está se despedindo nesse comecinho de semana, mas antes ainda vai dar tempo para o avanço de mais uma frente fria que tende gerar tempo severo e altos volumes de precipitação ao longo da semana, ou seja, os primeiros dias de maio também serão afetados.

Ao que tudo indica, essa frente fria se forma através de duas áreas de baixa pressão atmosférica, uma no oceano e outra no interior do continente, que aliás, tem sido bastante persistente e tem alimentado várias instabilidades ultimamente.

Essa área de baixa pressão atmosférica no Paraguai é grande responsável pelo tempo severo e maiores acumulados no oeste do Rio Grande do Sul. Mais de 300 milímetros são esperados nesta semana.

A frente fria vai avançar nos próximos dias, mas ainda de maneira muito lenta porque se depara com um padrão de bloqueio atmosférico no Brasil Central, e é por isso que as chuvas intensas ficam paradas, concentradas sobre uma parte da região Sul.

Alerta de tempo severo

A frente fria vai avançar aos poucos no decorrer desta semana, espalhando chuvas por todo o Rio Grande do Sul, por todo estado de Santa Catarina também e em partes do Paraná. Será mais um episódio em que as chuvas não conseguem atingir todo o estado paranaense.

chuva
Frente fria deixa o Sul do país em alerta nesta semana para tempo severo e altos acumulados de precipitação, destaque para o Rio Grande do Sul.

Falando de volume de precipitação acumulado, até a noite da sexta-feira (03) são esperados mais de 300 milímetros no extremo oeste gaúcho, não se descartando o potencial para transtornos relacionados a alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra. Chove também de maneira expressiva nas demais áreas do estado, então o alerta é generalizado.

Como a área de baixa pressão atmosférica no interior do continente vai persistir ao longo da semana, são esperados volumes elevados também no oeste de Santa Catarina, algo em torno de 220 milímetros.

Além dos volumes elevados e o alto risco para enchentes entre o oeste do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, a semana pode ser marcada por tempo severo com ventos, raios e queda de granizo devido ao avanço da frente fria.

Até o finalzinho da semana espera-se que essa frente fria persiste sobre a região Sul do país, pois ao encontrar o bloqueio atmosférico não consegue seguir rumo ao Sudeste e Centro-Oeste. Aliás, não deve chover nem mesmo em todo o estado do Paraná.

A metade norte do Paraná vai permanecer completamente seca e muito quente. Em Curitiba pode até chover, mas de maneira, isolada e sem acumulados expressivos. Aliás, falando das capitais, em Florianópolis são esperadas chuvas fortes e com volumes em torno de 30 milímetros ao longo da semana, mas em Porto Alegre é que fica a maior preocupação com volumes que podem ultrapassar a casa dos 140 milímetros.