Alerta de temporais e chuvas volumosas para Centro-Sul
Nos próximos dias áreas de instabilidade se mantém sobre parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e trazem potencial para temporais e transtorno. Os maiores acumulados estão previstos para os estado de SC, PR, MS e SP.
No decorrer dos próximos dias a atmosfera se manterá instável em boa parte do país trazendo risco para temporais e chuvas volumosas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os maiores acumulados são esperados para os estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde podem se registrar nas próximas 72 horas valores acima dos 100mm.
Previsão do tempo
A quarta-feira (24) começou com chuva sobre boa parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul e, no norte paulista e sul mineiro. Na parte da tarde as instabilidades se espalham e passam a ocorrer em todo o estado de São Paulo, toda metade sul de Minas Gerais e em Goiás. Há risco de pancadas de chuva forte que podem ocasionar em alagamentos. Na Região Sul previsão de chuva apenas para o Paraná e norte de Santa Catarina, onde a chuva ocorre de forma isolada, porém, de moderada a forte intensidade trazendo potencial para transtornos.
Na quinta-feira (25) o dia já começa com chuva forte em boa parte do Centro-Sul, mais especificamente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa condição se mantém ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria. Mas é no período da tarde em que ocorrem as chuvas mais intensas. As instabilidades ganham força e se espalham para outras áreas, deixando em alerta para temporais todo o Centro-Oeste, norte do Paraná, a metade sul de Minas Gerais e os estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. No leste do Paraná, no sul da Bahia e no Espírito Santo, os ventos que sopram do oceano deixam o tempo nublado e chuvoso, condição esta que traz potencial para alagamentos no período da tarde.
Na madrugada e início da manhã de sexta-feira (26) dois sistemas de baixa pressão se formam. Um próximo a costa do Espírito Santo e o segundo sobre o Paraguai. Ambos provocando bastante chuva e trovoadas sobre o Espírito Santo, leste de Minas Gerais e oeste da Região Sul. Ao longo do dia o sistema do Paraguai avança em direção ao Sul do Brasil e, na parte da tarde, o alerta é de temporais nos três estados da Região. Condição essa que se estende para o estado do Mato Grosso do Sul.
Alerta para formação de Ciclone Extratropical
Vário modelos apontam para a formação de um ciclone sobre o Rio Grande do Sul, proporcionando condições alarmantes de tempo severo para todo o Sul do Brasil. No entanto, há outros que divergem muito desse cenário. Portanto, não há como afirmar ou alertar para a formação desse sistema, é necessário o acompanhamento da evolução das previsões dos modelos!