Alerta: dois ciclones extratropicais atingem o país nos próximos 5 dias
Dois ciclones extratropicais se formarão em um intervalo de apenas 5 dias, causando tempo severo na região Sul. As frentes frias associadas ao fenômeno também causarão chuvas e queda de temperatura no sudeste e no centro-oeste.
Com a mudança do padrão climático que vinha se mantendo sobre o país nas últimas semanas, o mês de Agosto se inicia com alto risco de tempestades severas abrangentes no centro-sul do país, especialmente por conta do avanço de ciclones e frentes frias que atingem até as regiões Sudeste e Centro-Oeste.
O resultado desta configuração meteorológica já começa a se mostrar nesta quinta-feira (04), com a formação de um ciclone extratropical na altura da região sul - o primeiro de dois sistemas que devem atingir o Brasil nos próximos cinco dias.
Ciclone extratropical atinge o Brasil nesta quinta-feira
O primeiro ciclone extratropical se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai ao longo desta quinta-feira (04) e já deixa o estado gaúcho em alerta para ocorrência de mais chuva e tempestades severas.
A frente fria associada ao ciclone traz risco de acumulados de chuva de até 100 mm e rajadas de vento de até 100 km/h que podem causar cortes na energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Além disso, há risco de granizo que pode danificar plantações e edifícios.
Conforme a frente avança em direção a Santa Catarina e Paraná, ela perde intensidade, formando apenas chuvas irregulares em ambos os Estados. Ainda assim, durante o fim de semana, a instabilidade atmosférica voltará a formar tempestades generosas sobre território catarinense e paranaense, com acumulados de chuva que podem chegar a até 100 mm.
Segundo ciclone extratropical se forma já no início da próxima semana
Durante a segunda-feira (08), a chuva se mantém sobre o Paraná, e na terça-feira (09), um novo ciclone extratropical se forma entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, trazendo mais condições de tempo severo para todos os estados do Sul.
As tempestades causadas por este sistema serão mais abrangentes e também atingirão o Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e triângulo mineiro, além de boa parte do Rio de Janeiro, trazendo chuva para regiões que praticamente não registraram precipitação no último mês.
Neste sábado, a massa de ar frio que entra após a passagem da frente faz com que as temperaturas cheguem a valores próximos dos zero graus no Rio Grande do Sul, causando geadas localizadas.
Na semana que vem, após quarta-feira (10), uma nova massa de ar frio traz temperaturas baixíssimas e risco de geada também para Santa Catarina e Paraná. Graças a sua abrangência maior, o sistema também fará as temperaturas caírem também no Mato Grosso do Sul e em boa parte do Sudeste.