Alerta: Há risco de mais tempestades e alagamentos em São Paulo no domingo
Previsões mostram probabilidade alta de tempestades em São Paulo no final deste domingo (27), com possibilidade alta de novos alagamentos e deslizamentos de terra.
No último fim de semana, tempestades severas devastaram o litoral de São Paulo. Pelo menos 50 pessoas perderam suas vidas, de acordo com um balanço da Defesa Civil Estadual, entre os municípios de São Sebastião e Ubatuba. Ainda há dezenas de desaparecidos e 4 mil desalojados ou desabrigados.
Felizmente as chuvas reduziram de abrangência nos últimos dias, mas não há previsão de nenhum período seco nas próximas semanas, o que significa que o solo continuará encharcado - aumentando o risco de tragédias como alagamentos e deslizamentos em caso de tempestades mais intensas.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, a chuva já totaliza 295,8 mm de chuva na capital, valor quase 40% acima do esperado para o mês - É o quinto Fevereiro mais chuvoso desde que se iniciaram as medições, em 1995.
A situação é parecida na maior parte dos municípios paulistas - E especialmente grave em alguns pontos específicos onde a chuva chegou a ultrapassar os 600 mm, como o próprio São Sebastião (627 mm) e Bertioga (683 mm), de acordo com a Defesa Civil Estadual.
Tempestades severas voltam a se formar em São Paulo neste domingo (26)
Neste sábado (25), ainda não haverá grandes mudanças no tempo. As temperaturas se mantém elevadas, sol entre nuvens ao decorrer do dia e possibilidade de pancadas rápidas de chuva entre a tarde e a noite.
Durante o domingo (26), o calor continua se fazendo presente. No entanto, com o avanço de um sistema frontal na altura do Estado, surge um potencial forte para formação de tempestades e tempo severo já no fim da tarde.
Há alta probabilidade de tempestades atingindo toda a costa Paulista, com acumulados entre 50 e 100 mm - mas que podem exceder este valor em pontos isolados. Também há previsão de ventos intensos (60-100 km/h), possibilidade de queda de granizo e descargas elétricas.
Dado o risco elevado em que a região se encontra, infelizmente existe uma grande possibilidade de formação de alagamentos, transbordamento de córregos e rios, deslizamentos de terra e quedas de árvores entre o final da tarde do domingo e a madrugada de segunda-feira (27).
O que fazer em áreas afetadas pelas tempestades?
Não se abrigue debaixo de árvores e nem coberturas pequenas como quiosques. Durante tempestades, existe o risco de quedas de galhos e ferimentos devido aos ventos fortes, além de descargas elétricas (raios) que representam risco de morte.
Por motivos similares, não estacione veículos em áreas próximas a torres de transmissão, objetos altos ou placas de propaganda e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar danos materiais.
Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para acompanhar as condições do seu município específico, não deixe de conferir as previsões aqui no site da Meteored | Tempo.com.