Alerta: onda de calor intensifica o potencial de tempo severo na Região Sul
A umidade aumenta na Região Sul e juntamente com as temperaturas elevadas, o risco de tempo severo aumenta nos três estados. Confira os alertas e as áreas com maior potencial de transtornos.
Onda de calor combinada com a umidade está contribuindo para o desenvolvimento de instabilidades na Região Sul e este padrão se mantém para o fim de semana. Em virtude da formação de uma baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, uma região de cavado, que é uma extensão de baixa pressão, as chuvas em algumas áreas podem ocorrer de forma mais abrangente, mas as pancadas isoladas atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná e com potencial de temporais.
A seguir trazemos os alertas e destaques da previsão do tempo para o sábado e o domingo na Região Sul.
Alertas e destaques para o sábado
No sábado (10), o calor predomina com temperatura em torno dos 30°C já pela manhã em toda a Região Sul, com sol predominando em boa parte. Tempo mais nublado somente no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná, com possibilidade de surgimento do sol. Sensação de calor a abafamento no fim do período.
No período da tarde, as temperaturas atingem valores entre 32°C e 37°C, com maiores valores no oeste, noroeste e centro do Rio Grande do Sul e no oeste do Paraná.
Devido à influência da região de cavado, instabilidades se formam e, entre o meio e o início da noite, chuvas ocorrem na forma de pancada isoladas e podem vir como intensos temporais no oeste do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, com maior probabilidade para o meio-oeste, e em todo o Paraná. As chuvas ocorrem durante a noite, mas perdendo intensidade no fim do período.
Alertas e destaques para o domingo
No domingo (11), o tempo firme volta a predominar em boa parte da Região Sul pela manhã acompanhado de mais um dia de calor. No entanto, instabilidades já podem provocar pancadas no oeste, noroeste e norte do Paraná.
Por volta do fim do período, as instabilidades se espalham e já há alerta de temporais no meio-oeste de Santa Catarina e em boa parte do Paraná, com exceção do leste do estado.
No período da tarde, as chuva ocorrem com maior abrangência e intensidade, deixando em alerta para intensos temporais todas as regiões do Paraná, de Santa Catarina e o extremo norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
No período da noite, as chuvas perdem muita intensidade e ocorrem de forma muito pontual somente no leste paranaense, no norte e sul catarinenses.