Alertas de chuvas volumosas e de tempo severo no Sudeste e Centro-Oeste
Nova frente fria que avança pela Região Sul, chega ao Sudeste e contribui para a organização da umidade no Brasil Central. Nos próximos dias, pancadas de até forte intensidade e temporais voltam a atingir boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
Uma frente fria vem atuando na Região Sul e contribuindo para chuvas predominantemente de fraca a moderada intensidade e com força no Rio Grande do Sul. Também contribui para a formação de instabilidades no Mato Grosso do Sul.
O sistema avança nos próximos dias, de forma mais costeira até o Sudeste, contribuindo para a organização das chuvas no Centro-Oeste e no Sudeste e para o potencial de eventos intensos e temporais. Os maiores acumulados até o fim da semana ocorrem no Rio de Janeiro, na região da Zona da Mata em Minas Gerais, no sul do Espírito Santo e no estado do Mato Grosso.
Alertas e destaques para a quarta-feira
Já na terça-feira (22), as chuvas já se espalharam pelo Brasil Central, mas de forma muito desorganizada. Já a partir da madrugada da quarta-feira (23), as instabilidades passam a se espalhar mais pelo país.
A partir da tarde, alerta de temporais e chuvas intensas em todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no estado de Goiás, no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul e na metade leste do Mato Grosso. As regiões com maior probabilidade para transtornos se concentram no leste e norte paulista, no Triângulo Mineiro e em Goiás.
No período da noite, chuvas de forte intensidade ainda podem acontecer na porção central e leste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e no sudeste do Mato Grosso.
Alertas e destaques para a quinta-feira
Na quinta-feira (24), a frente fria atua de forma costeira no Sudeste e deixa o tempo nublado e chuvoso no leste e nordeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais, na Zona da Mata, no Triângulo Mineiro, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.
Há potencial de chuvas de moderada a forte pela manhã no litoral norte paulista, no território fluminense e na região do Triângulo Mineiro.
A partir do fim da manhã e início da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham levando potencial para eventos intensos de precipitação e de temporais. Alerta para o risco de transtornos no leste e norte de São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás e na metade norte do Mato Grosso. Não se descarta a ocorrência de granizo.
No período da noite, as chuvas continuam intensas e com potencial para transtornos ainda no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Espírito Santo e em Goiás.
Alertas e destaques para a sexta-feira
Na sexta-feira (25), uma baixa pressão se forma próximo à costa do Sudeste, o que mantém o potencial para eventos intensos de precipitação.
Chuvas intensas continuam pela madrugada no Rio de Janeiro, no litoral norte de São Paulo, norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.
Pela manhã, mais alertas de chuva volumosas, mas agora restrito ao norte do Rio de Janeiro, ao Espírito Santo e à Zona da Mata de Minas Gerais. No norte mineiro e de Goiás, há potencial para pancadas de moderada a forte intensidade. No estado de São Paulo, há previsão de chuva apenas para a faixa leste, que ocorre com fraca intensidade.
No período da tarde, há manutenção do potencial das chuvas intensas no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Além disso, instabilidades levam risco para temporais na porção central, norte e sul de Minas Gerais, no leste e nordeste de São Paulo, na metade norte de Goiás e no norte do Mato Grosso.
As chuvas de moderada a forte intensidade continuam no período da noite, aumentando na porção litorânea de São Paulo e se tornando mais irregular nas demais áreas no Sudeste e do Centro-Oeste, mas mantendo o potencial para transtornos.