Alívio para a seca: previsões indicam que a estação chuvosa pode retornar em outubro para o centro do Brasil
Previsões indicam que o clima de Outubro retornará para uma situação de normalidade na maior parte do Brasil, um sinal de que as chuvas podem voltar para o centro do país.
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) a seca que atinge o Brasil em 2024 já afeta cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, mais da metade do território nacional. Em agosto, 3.978 municípios enfrentaram condições de seca (70% do Brasil), com 201 municípios em situação extrema.
Algumas regiões já passam de cinco meses (150 dias) sem registrar nenhuma chuva significativa (acima de 1 mm). Confira a quantos dias alguns municípios estão sem chuva, de acordo com o Sistema de Informação sobre Secas na América do Sul (SISSA):
- Goiânia (GO): 144
- Brasília (DF): 144
- Belo Horizonte (MG): 150
- Nova Maringá (MT): 151
- Cassilândia (MS): 152
- Unaí (MG): 156
- Pires do Rio (GO): 159
Até o fim de setembro, chuvas se concentram no Sul
Até o final de setembro, as chuvas permanecem mais expressivas no Sul do Brasil, com uma situação predominante de seca e calor na porção central do país, que tem sido a mais afetada pela estiagem. Isso significa que, durante este mês, ainda não há previsão de melhora na situação entre o Sudeste e o Centro-Oeste.
Climaticamente, no entanto, Outubro costuma ser um mês mais chuvoso do que Setembro no Brasil. Em Goiás, por exemplo, as médias climatológicas de precipitação permanecem abaixo de 80 mm em Setembro (sendo que neste mês, nem um pingo de chuva foi registrado). Em Outubro, as médias sobem para volumes entre 100 e 180 mm de chuva.
Nas últimas rodadas de previsão do modelo europeu ECMWF, durante a primeira e a segunda semana de Outubro, a tendência é de que não haja grandes desvios da normalidade sobre o Brasil, com chuvas até mesmo acima do normal entre o Paraná e São Paulo na segunda semana.
Um mês de Outubro com chuvas dentro da média para praticamente todo o Brasil sinaliza, na prática, um possível retorno das chuvas para o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Norte e do Nordeste. Isso também ocasionaria o fim da estiagem que perdura já a mais de cinco meses na porção central do país.
Durante a segunda quinzena de Outubro, os modelos de previsão continuam indicando uma situação climática dentro da normalidade para todo o centro-sul do país. No entanto, nas últimas semanas do mês, há uma tendência de chuvas abaixo da média para o Norte e para o Nordeste.
Em outras palavras, embora exista possibilidade de retorno das chuvas para a região onde a seca está mais crítica, existe também a possibilidade de que o Norte e o Nordeste passem por um período de chuvas menos frequentes do que o normal. Essa previsão poderia agravar os quadros de incêndios florestais na Amazônia.
Assim, podemos perceber, em resumo, duas tendências principais para o mês de Outubro. A primeira é que as chuvas podem voltar à normalidade na porção central do país, que é atualmente a mais afetada pelas secas e inclui o Sudeste e o Centro-Oeste; A segunda é que existe uma possibilidade de redução nas chuvas para o Norte e o Nordeste do país.
No entanto, vale notar que os modelos numéricos têm apresentado certa inconsistência devido aos fenômenos climáticos extremos que estamos registrando ao redor de todo o globo nos últimos meses. Portanto, não deixe de acompanhar as atualizações da previsão climática ao longo das próximas semanas, aqui no site da Meteored | Tempo.com.