Alívio para parte da Região Sudeste: frente fria e massa de ar frio vão afetar a região no final da semana
Previsões indicam que uma frente fria mais expressiva pode avançar pelo Sudeste a partir do Sábado (24), trazendo nebulosidade, chuva e uma queda mais significativa das temperaturas.
O padrão de bloqueio atmosférico continua atuando e mantém os sistemas transientes de chuva concentrados na Região Sul. Este padrão deve se manter ao longo dos próximos dias, e ajuda a manter uma onda de calor que está causando temperaturas altíssimas no país.
O auge das altas temperaturas se dá ainda no final desta semana. As temperaturas máximas vão girar em torno dos 40°C em diversas localidades das regiões Sul e Sudeste. Na porção central e norte do país, as temperaturas podem chegar a valores ainda maiores, em torno dos 43°C.
Alívio breve atinge parte de São Paulo nesta quarta-feira
Na quarta-feira (21), uma frente fria conseguirá avançar um pouco mais no Sudeste, atingindo o sul, extremo leste e litoral de São Paulo. O sistema causará a formação de nebulosidade e chuva fraca em alguns municípios, o que trará um breve alívio para o calor que permeia a região. O efeito também poderá ser sentido com menor intensidade no Rio de Janeiro.
Ainda assim, as mudanças na temperatura serão pouco perceptíveis e nem um pouco duradouras. Na quinta-feira (22) já está previsto um retorno do sol e temperaturas máximas de até 32°C na capital paulista. Na sexta-feira, a capital do Rio de Janeiro estará registrando máxima de 34°C. Além disso, o sistema não afetará de maneira significativa outros Estados e nem o interior de São Paulo.
Nova frente fria avança com mais força durante o fim de semana
Ainda assim, há boas notícias. A mudança real nas condições climáticas vem durante o próximo fim de semana. No Sábado (24), uma frente fria ganhará mais intensidade e pode avançar com força pelo Sudeste, causando chuvas mais volumosas e nebulosidade mais expressiva.
O sistema se deslocará bastante para Norte e pode formar pancadas de chuva e nuvens em toda a região Sudeste, incluindo Minas Gerais e Espírito Santo, trazendo também um alívio para a onda de calor nestes estados.
Alguns modelos meteorológicos indicam até mesmo que a frente pode atingir o Sul da Bahia e seu litoral na Segunda-Feira (26) e, embora não cause uma queda perceptível das temperaturas em território baiano, pode ocasionar a formação de nuvens e chuva.
Já na Segunda-feira (26), temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus serão registradas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Durante a terça-feira (27), e a Quarta-feira (28), uma queda significativa nas temperaturas será sentida de maneira mais ampla em todo o Sudeste, trazendo finalmente um alívio mais pronunciado para a onda de calor.
Para não ser pego de surpresa durante a semana que vem, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada de chuva e temperaturas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.