Amanhã as tempestades já vão atingir os três estados da Região Sul: confira os alertas da Meteored
O tempo no Sul vai mudar nesta quinta-feira! A passagem de uma frente fria deve provocar chuvas intensas com raios e trovoadas na Região Sul no final da semana!
A chegada de um novo sistema frontal ao Sul do país vai deixar o tempo bastante instável e com possibilidade de tempestades no final da semana. É nesta quinta-feira que a frente fria vai provocar pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no período da tarde.
Alerta de chuvas intensas, tempestades e raios no Sul
A quinta-feira (19) terá bastante nebulosidade na porção noroeste do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Já na manhã de quinta-feira (19), são esperadas pancadas de chuva no extremo sul do Paraná e em algumas cidades do norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de descargas elétricas. Por ora, na porção mais a noroeste do Paraná, o tempo deve permanecer firme.
Mas é a partir da tarde de quinta-feira (19) que as chuvas ganham mais intensidade, especialmente na metade sul do Rio Grande do Sul, com ocorrência de raios e trovoadas. No decorrer da tarde, o sistema segue para a porção central do estado, com chuvas de intensidade moderada a forte.
Entre quinta-feira (19) e sexta-feira (20), o sistema frontal deve se intensificar e provocar chuvas intensas no centro-sul do Rio Grande do Sul, com descargas elétricas. A metade sul do estado deve ficar em alerta para o alto risco de tempestades com raios, especialmente entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira, abrangendo as porções sudoeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul.
Na manhã de sexta-feira (20), a frente avança para a metade norte do Rio Grande do Sul, seguida pelas porções oeste e leste de Santa Catarina, abrangendo assim grande parte do estado. Na tarde de sexta-feira, as chuvas atingem o sudoeste do Paraná e avançam para o centro e leste do estado, com intensidade moderada a forte e possibilidade de tempestades, especialmente no extremo oeste.
Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado (21), o sistema frontal deve atuar sobre a metade norte do estado do Paraná, avançando pela manhã em direção à divisa com o estado de São Paulo.
Após isso, a frente fria deve seguir em direção ao oceano, e o tempo tende a ficar mais firme nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No entanto, não se descarta a possibilidade de pancadas isoladas de chuva em algumas cidades da metade norte do Paraná.
Na noite de domingo, novas instabilidades devem se formar no Sul do país, especialmente no extremo sul e metade norte do Rio Grande do Sul, além do centro-oeste de Santa Catarina e extremo oeste do Paraná. As chuvas devem vir com intensidade fraca a moderada.