Amanhã chega nova massa de ar polar no centro-sul do Brasil: temperaturas negativas e risco de geadas
A partir de quinta-feira (22), as temperaturas começarão a cair na região Sul e devem seguir caindo até pelo menos a segunda-feira (26). Geadas generalizadas podem ser registradas em todos os três estados.
As chuvas estão se intensificando e se espalharão por toda a região Sul ao longo desta semana, impulsionadas pela formação de um ciclone extratropical que dará origem a uma nova frente fria já ao longo desta quarta-feira (21). Essa frente fria trará chuvas intensas e potencial para tempestades em toda a região Sul ao longo dos próximos dias.
Até domingo (25), os acumulados de chuva podem variar entre 100 e 150 mm em todos os estados da região Sul, aumentando o risco de alagamentos e transbordamento de rios. No oeste e norte do Paraná, as chuvas proporcionarão um alívio bem-vindo após os dias secos e extremamente quentes dos últimos dias.
Além das chuvas, rajadas de vento entre 50 e 70 km/h podem atingir o leste e região litorânea dos três estados já entre hoje e quinta-feira (22). As áreas costeiras estarão sob alerta devido ao vento forte. Há também a possibilidade de descargas elétricas e queda de granizo, que podem causar danos localizados.
Após as chuvas, massa de ar frio faz as temperaturas caírem
Após a passagem do ciclone e da frente fria, uma nova massa de ar frio avançará sobre o Sul do Brasil. E nas últimas rodadas de previsão, essa massa de ar frio tem ganhado força. Já ao longo da quinta-feira (22), o ar frio começará a penetrar o Rio Grande do Sul, causando uma queda perceptível nas temperaturas.
Na madrugada da sexta-feira (23), a massa de ar frio terá avançado também por Santa Catarina e sul do Paraná, fazendo com que as mínimas girem em torno dos 10°C. Ao longo do dia, o sistema continuará avançando e fazendo as temperaturas caírem inclusive no norte e oeste paranaenses.
Na madrugada do sábado (24), temperaturas em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sul do Paraná chegam a valores inferiores a 10°C. Nos municípios gaúchos próximos à fronteira com o Uruguai, como Bagé e Pinheiro Machado, as temperaturas mínimas chegam a valores próximos dos 4°C e há possibilidade de geadas localizadas.
A massa continuará avançando e fazendo as temperaturas caírem ao longo do fim de semana. Na madrugada do domingo (25), a região Sul inteira estará registrando temperaturas mínimas que podem ser inferiores a 5°C, o que deve ocasionar geadas de maneira generalizada.
A exceção é o Paraná, onde os municípios mais próximos da divisa com São Paulo ainda registrarão mínimas próximas dos 10°C e pouca chance de geadas.
Ainda assim, já no domingo (25), as temperaturas nas serras catarinense e gaúcha podem atingir valores negativos, abaixo de zero, causando geadas intensas.
Durante a madrugada de segunda-feira (26), as temperaturas mínimas em praticamente todo o território da região Sul ficarão abaixo dos 5°C, o que deve ocasionar um episódio de geadas generalizadas em todos os Estados.
Ainda na madrugada de segunda-feira (26), temperaturas negativas podem ser registradas também em outras regiões de Santa Catarina e no sul do Paraná, ocasionando geadas fortes nesses municípios.
Para não ser pego de surpresa pela massa de ar frio nos próximos dias, não deixe ainda de conferir a previsão completa e detalhada de chuva e temperaturas para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.